Press "Enter" to skip to content

Ameaçado de extinção, a pesca do pintado será proibida no Brasil

Última atualização 03/09/2022 | 12:53

O Ministério do Meio Ambiente proibiu a pesca do pintado no Brasil. A decisão ocorreu após o peixe ser incluído na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção, na categoria de vulnerável. A proibição entra em vigor nesta segunda-feira, 5. 

Além da pesca, não será permitido comercializar, transportar, armazenar o peixe.

Foi necessário uma extensa análise de critérios internacionais para incluir o peixe na lista pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A proibição refere-se a espécies que habitam nas bacias do Rio São Francisco, Paraná, Paraguai e Uruguai, além de alguns outros países da américa do sul.

Sobre o pintado

O pintado, cujo nome científico é “Pseudoplatystoma Corruscans”, também pode ser conhecido como surubim. Ele tem uma coloração acinzentada e diversas pintas pretas cilíndricas pelo corpo. Já seu ventre tem uma coloração esbranquiçada. Seu corpo é alongado e roliço, tem a cabeça grande e achatada, e possui ferrões junto às nadadeiras laterais e dorsal. Habita-se em calhas dos rios, embaixo de malhas de aguapés e tem um hábito noturno. E chega alimenta-se de tuvira, minhocuçu e pequenos peixes. 

No entanto, há outras espécies que são chamadas de surubim, como a “Pseudoplatystoma punctifer” e “Pseudoplatystoma tigrinum”. Esses citados  não constam na lista de proibição.

Surubins são de grande interesse na pesca, uma de suas características são os  tamanhos, que podem chegar até a um metro de comprimento, além de ter bastante carne, ser saboroso e possuir poucos espinhos.