O América-MG conseguiu um feito impressionante na noite desta quarta-feira (2). No Estádio Defensores Del Chaco, o time brasileiro saiu perdendo por 2×0 perante o Guaraní-PAR, virou para 3×2 e levou a disputa para os pênaltis. Então, o Coelho prevaleceu e garantiu seu espaço na terceira e última fase da Pré-Libertadores de 2022. O próximo adversário dos mineiros será o Barcelona de Guayaquil, do Equador.
O milagre do América-MG em Assunção
No jogo de ida, em Belo Horizonte, o América-MG havia perdido por 1×0 para o Guaraní. Precisando vencer por pelo menos um gol de diferença para levar a peleja para as penalidades, o Coelho viu sua situação piorar drasticamente logo no primeiro tempo. Aos 12 minutos, Fernando Fernández converteu um pênalti que o zagueiro Éder havia cometido em Benítez. Duas voltas do relógio depois, Cáceres marcou de cabeça e os paraguaios ficaram com uma vantagem ainda maior no agregado.
Na segunda etapa, o América-MG precisou ir com tudo para o setor ofensivo. A estratégia funcionou. Aos 13 minutos, em lance de oportunismo, o centroavante Wellington Paulista mandou de carrinho para o fundo das redes. Aos 29, a estrela de Wellington Paulista novamente brilhou e ele mandou de cabeça para a meta. Mesmo com os dois gols, o Coelho ainda precisava de mais um para seguir vivo. Nos acréscimos, isso aconteceu. Aos 47, Pedrinho pegou rebote em cheio e marcou um golaço em Assunção. Assim, o duelo foi para os pênaltis.
As cinco primeiras cobranças acertaram as redes. Ayala, Ortíz e Ángel Benítez, para os paraguaios, Wellington Paulista e Iago Maidana, para os brasileiros. Então, Henrique Almeida acertou o travessão e o Guaraní ficou em vantagem. Bareiro marcou para os donos da casa, e Juan Ramírez acertou para os visitantes. Na última cobrança do Guaraní, que garantiria a classificação da equipe, Vásquez mandou na trave. Rodolfo manteve a briga em aberto. Nas alternadas, Rodi Ferreira e Patric erraram. Em seguida, o goleiro Jailson pegou o chute de Roberto Fernández, e Everaldo selou a classificação mineira.
O América-MG se juntou ao Fluminense na terceira fase da Pré-Libertadores de 2022. O Coelho enfrentará o Barcelona de Guayaquil, que despachou o Universitario, do Peru.