Press "Enter" to skip to content

Amma resgatou 593 animais silvestres até maio de 2023

Última atualização 03/05/2023 | 11:54

De janeiro de 2022 até maio de 2023 foram resgatados cerca de 593 animais silvestres em residências e estabelecimentos comerciais de Goiânia. Os resgates, feitos pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), foram realizados após comunicações feitas pelos números 161 e (62) 3524-1422. Além disso, foram realizadas 192 orientações para que os moradores da capital saibam como lidar com a aparição de um animal silvestre. 

A Gerência de Fauna da Amma é a pasta responsável pelo resgate destes animais, que são feitos apenas em ocasiões em que os bichos estejam feridos, em risco ou colocando a vida de alguma pessoa em risco. Posteriormente, eles são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestre (CETAS), setor do IBAMA, onde é realizada a reabilitação e depois a soltura. 

Os centros de triagem e de reabilitação de animais silvestres, conhecidos como CETAS, são estruturas responsáveis por fornecer atendimento especializados à fauna não doméstica. De acordo com o órgão, os servidores são maioria biólogos e veterinários, que tentam reabilitar o animal e colocá-lo novamente na naturaze. A partir se estudos, são demarcadas áres especígicas para realizar a soltura de animais. Existem também casos em que não é possível a volta do bicho para a natureza, sendo destinado para criadouro científico ou para zoológicos. 

A maioria dos casos de resgate de animais silvestres são provenientes de atropelamento. Um levantamento realizado pelo Centro Brasileiro de Ecologia de Estradas informou que, durante todos os anos, cerca de 475 milhões de animais silvestres morrem nas estradas brasileiras vítimas de atropelamento. O estado de Goiás é responsável por 5% destes acidentes, sendo a segunda região com menor incidência de atropelamento de animais. 

Ainda de acordo com o levantamento, animais de pequeno porte correspondem a 90% do animais atropelados nas rodoviais brasileiras. Já animais de médio e grande porte correspondem a 9% e 1% dos mais atropelados, respectivamente. 

Segurança 

Em caso de encontro com animais silvestres, a Amma informou que não é recomendado tentar domesticar ou alimentar o animal, já que a maioria deles se alimentam nos habitats que vivem. Também é orientado a não interagir com o bicho, pois pode ser perigoso. 

Deve ser acionado imediatamente a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) através dos números 161 e (62) 3524-1422. Outro órgão responsável por este resgate é o Corpo de Bombeiros, através dos telefones 193.