Carteira de Identidade Nacional: SAC Bahia amplia postos e muda atendimento ao público; saiba detalhes
Mudanças passam a valer nesta quarta-feira (3), para três postos de Salvador, dois da Região Metropolitana da capital (RMS) e todos do interior do estado.
O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Bahia ampliou os postos e realizou modificações na forma de atendimento ao público que busca fazer a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A partir desta quarta-feira (3), três postos de Salvador, dois da Região Metropolitana da capital (RMS) e todos do interior passarão a atender por ordem de chegada no período da manhã.
Na capital baiana, os postos SAC da Barra, Comércio e Pituaçu atenderam por ordem de chegada para a CIN durante as manhãs. O mesmo vale para os postos SAC Lauro de Freitas (Parque Shopping Bahia) e Camaçari (Boulevard Shopping), na RMS. Os outros 21 postos do interior do estado também funcionarão dessa forma a partir desta quarta.
É importante ressaltar que para garantir o atendimento no período da tarde ainda é necessário realizar o agendamento prévio, por meio do aplicativo ou portal do órgão.
A partir da próxima segunda-feira (8), 51 Pontos SAC — que correspondem a unidades compactas em cidades menores do interior da Bahia — irão realizar o atendimento 100% por ordem de chegada. Já na quarta-feira (10), em Salvador, os postos SAC Liberdade, Pau da Lima, Periperi e Uruguai passarão a seguir o novo padrão estabelecido: atendimento por ordem de chegada pela manhã e via agendamento prévio pela tarde. No mesmo dia, a regra também passará a valer para os postos de Simões Filho, na RMS.
Para garantir a CIN, o interessado deve apresentar a certidão de nascimento ou estado civil original.
NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE SERÁ OBRIGATÓRIA A PARTIR DE 2032
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) será obrigatória a todos os brasileiros a partir de março de 2032. Nesse sentido, o SAC destaca que os cidadãos têm tempo para realizar a atualização sem pressa. A primeira via do CIN é gratuita e contará com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. O documento também permitirá a inclusão de outros documentos como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar.
Questões voltadas para a saúde também poderão ser adicionadas, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual. Detalhes sobre tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão também podem ser sinalizadas na nova versão do documento. Outra novidade é a inclusão do nome social, a pedido do cidadão.