Pé de coelho, guias e esculturas: veja os amuletos da diretoria das escolas de samba de SP na apuração dos votos
Na tentativa de atrair sorte em um dos momentos mais tensos do ano para as agremiações, diretores das escolas espalham objetos religiosos nas áreas de apuração.
Amuletos marcam presença na quadra durante apuração de votos. — Foto: Rafael Peixoto/de
Entre tabelas, cálculos e olhares atentos para cada nota anunciada, as mesas da apuração do carnaval de São Paulo também ganharam um toque de fé e superstição nesta terça-feira (17). Diretores das escolas de samba espalharam amuletos como imagens de Jesus, guias, terços religiosos e até esculturas de animais — entre eles, uma coruja — na tentativa de atrair sorte em um dos momentos mais tensos do ano para as agremiações.
A leitura das notas aconteceu no Sambódromo do Anhembi e foi acompanhada apenas por diretores das escolas, convidados e profissionais da imprensa. O clima era de silêncio quase absoluto a cada quesito anunciado, quebrado apenas por reações contidas — suspiros, mãos no rosto e olhares fixos no telão que transmitia o resultado.
Durante a apuração, as pontuações foram lidas quesito a quesito, com descarte automático da menor nota de cada um deles. Ao final, os valores foram somados para definir a classificação geral. As duas escolas com as menores pontuações totais serão rebaixadas e disputarão o carnaval de 2026 no Grupo de Acesso I.
As notas descartadas são sempre o primeiro critério de desempate previsto no regulamento. Neste ano, o quesito “Evolução” será usado para definir as campeãs em caso de igualdade de pontos.
A apuração começou com a leitura de “Enredo”, quesito que já provocou a primeira virada do dia: após essa etapa, a Gaviões assumiu a liderança provisória, enquanto a Mocidade caiu para a segunda colocação.
Pelo terceiro ano consecutivo, a condução da leitura das notas ficou a cargo da locutora Eloise Matos, de 52 anos. Ela assumiu a função em 2024, após a saída de Antônio Pereira da Silva (Zulu), de 76 anos, e se tornou a primeira mulher em 30 anos a anunciar oficialmente as notas do carnaval paulistano.




