A atriz Ana Beatriz Nogueira compartilhou durante entrevista com a jornalista Maria Fortuna, no videocast ‘Conversa vai, conversa vem’, a dificuldade enfrentada ao conviver com a esclerose múltipla por 16 anos. Ela relatou as limitações impostas pela doença e explicou por que teve que deixar a novela ‘Mania de você’ em 2024. Durante a conversa, Ana Beatriz lembrou que quando recebeu o diagnóstico, pensou que era o fim, mas desde então já participou de 14 novelas, peças teatrais e dirigiu outras produções.
Para a atriz, a esclerose múltipla inicialmente se manifestou com diplopia, o que a levou a enxergar imagens duplicadas. Ela explicou que a doença afeta a parte cognitiva, incluindo visão, audição, movimentação e equilíbrio. Mesmo assustada com o diagnóstico, Ana Beatriz enfrentou o sofrimento inicial e descobriu que sua forma da doença era mais branda, o que lhe permitiu continuar trabalhando.
Apesar das dificuldades, Ana Beatriz Nogueira destacou que não pode se expor a temperaturas elevadas, algo que a impede de frequentar saunas e a faz tomar banhos frios. Ela revelou truques pessoais para lidar com o calor excessivo, como utilizar gelo para resfriar o corpo. Além disso, a atriz afirmou que o estresse é como uma ‘kriptonita’ para ela, pois pode desencadear sintomas da doença.
Após ter que deixar a novela ‘Mania de você’ faltando dois meses para o término das gravações, Ana Beatriz Nogueira enfrentou um período de tristeza e reflexão. Ela admitiu que nunca havia saído prematuramente de uma novela e que a decisão de se afastar foi difícil de aceitar. Mesmo sendo uma profissional dedicada, a atriz compreendeu a importância de priorizar sua saúde e bem-estar, evitando situações que poderiam agravar os sintomas da esclerose múltipla.