Ana Paula resgata sucesso ‘World Hold On’ no BBB26: por que este hit é tão chiclete?

ana-paula-resgata-sucesso-world-hold-on-no-bbb263A-por-que-este-hit-e-tao-chiclete3F

Após dança de Ana Paula no ‘BBB’, ‘World, hold on’ renasce… Mas por que este hit é tão chiclete?

Entenda como a canção surgiu e quais são os principais motivos de seu sucesso, que veio logo após o lançamento, em 2006.

Ana Paula do DE26 resgata hit ‘World Hold On’
[https://s04.video.glbimg.com/x240/14380431.jpg]

Ana Paula do DE26 resgata hit ‘World Hold On’

Uma das participantes de maior destaque do “DE 26”, Ana Paula ainda não sabe, mas ela é a protagonista de um momento viral que levou o público a reviver o hit “World, Hold On (Children of the Sky)”, lançado em 2006.

Nesta semana, a música chegou ao ranking Top 200 do Spotify Brasil, depois que a sister dançou a canção sozinha na pista de uma festa do reality. Compositor da faixa, o francês Bob Sinclar ficou sabendo da repercussão e até postou o vídeo no Instagram, dizendo: “Brasil sempre no meu coração”.

Embora muita gente esteja descobrindo a faixa agora — graças ao momento viral do “DE” —, a música hitou pela primeira vez lá nos anos 2000, em meio à animada era “Summer Eletrohits”.

A seguir, entenda como a canção surgiu e quais são os principais motivos de seu sucesso.

NO AUGE DA CARREIRA

Bob, que é DJ e produtor, vivia em 2006 o auge de sua carreira. Meses antes de lançar “World, Hold On (Children of the Sky)”, ele tinha emplacado o hit “Love Generation” — faixa que logo embalaria até a Copa do Mundo.

> “‘World, Hold On’ vai ser para sempre o meu maior clássico, eu acho. Essa música é a combinação perfeita entre harmonias, a emoção nas harmonias, a mensagem na música e a bela letra criada por Steve Edwards, além do refrão”, afirmou Bob em uma entrevista à revista Complex, em 2012.

1 de 2 DJ Bob Sinclar — Foto: Reprodução/Instagram

Ele contou que a ideia surgiu inspirada em outra canção francesa. “Steve Edwards tinha feito uma música com a dupla Cassius, ‘The Sound of Violence’. Entrei em contato com os caras e perguntei: ‘Vocês me permitem fazer uma música [inspirada nessa faixa]?’ Eles disseram que sim.”

O francês, então, convidou Steve para seu novo projeto musical, “World, Hold On (Children of the Sky)”. O inglês assumiu o microfone e ajudou na composição. Não demorou muito para que a música explodisse de sucesso.

A ERA SUMMER ELETROHITS

Além de ter surfado na fama de Bob Sinclar, “World, Hold On (Children of the Sky)” veio durante um revival da dance music. No Brasil, por exemplo, a coletânea de discos “Summer Eletrohits” fazia muito sucesso com a estética.

> O revival, claro, ajudou a faixa a hitar. Ao som de um eurodance com influência de house, ela tem justamente a energia alto astral que dominava as paradas na época. Virou um clássico dessa onda.

Com uma melodia despojada e uma letra esperançosa sobre espaço-tempo, “World, Hold On (Children of the Sky)” se tornou trilha sonora de rolês, treinos de academia, rádios e TV.

SOM CHICLETE

Fora tudo isso, a canção dançada por Ana Paula no “DE 26” traz um poderoso elemento: o assobio cantado.

O recurso já contribuiu para o sucesso de canções como “Young Folks”, de Peter Bjorn e John, “Moves Like Jagger”, do Maroon 5, e “Pumped up Kicks”, do Foster the People. Aliás, o próprio Bob Sinclar tem outro clássico cheio de assobios: “Love Generation”.

“Faltava algum gancho musical [em ‘World, Hold On (Children of the Sky)'”, contou Bob à Complex, ao comentar a ideia do refrão. “Eu estava pensando nisso durante a noite, e me veio à cabeça: outro assobio, outra melodia [parecidos com ‘Love Generation’]. Mas pensei: ‘Não dá para fazer isso duas vezes, nunca vai acontecer, porque é sempre muito clichê, muito padronizado’.”

> “Até os caras da gravadora me disseram: ‘Você não pode fazer isso duas vezes. É impossível, simplesmente tire esse assobio’. Mas eu disse que gostaria de manter: ‘Podem deixar assim, adoro desse jeito’.”

Funcionou. O single vendeu mais de 2,5 milhões de cópias no mundo. E mesmo vinte anos depois do lançamento, continua se grudando na cabeça dos velhos e novos ouvintes — a ponto de voltar às paradas de sucesso só por causa de um vídeo viral de reality show.

2 de 2 Ana Paula dança ‘World Hold On (Children of the Sky)’ no ‘DE 26’ — Foto: Reprodução

Ana Paula dança ‘World Hold On (Children of the Sky)’ no ‘DE 26’ — Foto: Reprodução

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp