Anac monitora fechamento do Santos Dumont e orienta passageiros

anac-monitora-fechamento-do-santos-dumont-e-orienta-passageiros

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está monitorando a situação no Aeroporto Santos Dumont, localizado no Centro do Rio de Janeiro, e orientando passageiros sobre seus direitos em meio ao fechamento do terminal. As operações no aeroporto foram suspensas nesta terça-feira (30) devido à presença de óleo espalhado por toda a pista principal, identificado pela Infraero. Mais de 160 voos foram cancelados, causando transtornos aos passageiros.

Com o fechamento do Aeroporto Santos Dumont, passageiros enfrentaram longas filas e incertezas sobre suas viagens. A Anac destacou a importância das companhias aéreas informarem os passageiros a cada 30 minutos sobre a situação de seus voos e oferecerem assistência material gratuita conforme o tempo de espera no aeroporto. A agência ressaltou os direitos dos passageiros em casos de atrasos, cancelamentos ou interrupções de voos.

Os passageiros têm direito à comunicação, alimentação, hospedagem e transporte em casos de espera superior a 4 horas. Além disso, as empresa aéreas devem oferecer reacomodação em outro voo, reembolso integral ou execução do serviço por outra modalidade de transporte, sem custo adicional, para casos de atrasos prolongados. Passageiros com necessidades especiais têm direito à hospedagem, mesmo que não seja necessário pernoitar no aeroporto.

Os voos cancelados no Santos Dumont impactaram a rotina dos passageiros, com conexões perdidas e compromissos cancelados. Muitos passageiros relataram transtornos devido à paralisação do aeroporto, como o diretor de operações de uma operadora de telefonia, João Gabriel Soares, que teve sua reunião de trabalho em São Paulo comprometida devido ao atraso do voo. A remoção completa do óleo da pista é fundamental para a retomada das operações, visando a segurança dos voos.

A Infraero informou que um veículo de serviço que realizava uma inspeção na noite de segunda-feira (29) espalhou óleo na pista, levando ao fechamento do Aeroporto Santos Dumont. Congonhas (SP), Viracopos (SP), Confins (MG) e Brasília (DF) também sentiram os impactos da paralisação. A limpeza da pista e a garantia dos padrões de segurança são prioridades para a retomada dos voos no terminal.

Diante dos transtornos causados pelo fechamento do Aeroporto Santos Dumont, a Anac orienta os passageiros a consultarem diretamente as companhias aéreas para verificar o status de seus voos e, em caso de descumprimento dos direitos estabelecidos, registrarem reclamação nos canais oficiais da agência. A agência continua acompanhando a situação para minimizar os impactos na malha aérea e garantir a segurança e os direitos dos passageiros.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp