Press "Enter" to skip to content

Anápolis é a cidade de Goiás que mais criou leitos de UTI por habitante

Anápolis é o município goiano que mais abriu leitos para UTI destinados a Covid-19. Desde março de 2020, quando o primeiro caso foi confirmado no município, a prefeitura abriu novos 93, o número se torna expressivo se considerado com Aparecida de Goiânia, por exemplo, que tem 200 mil habitantes a mais do que Anápolis, abriu durante a pandemia 140 novos leitos de UTI que atendem a própria cidade e municípios da regiões.

No entanto, em  Anápolis, a Secretaria Municipal de Saúde pode utilizar os 93 novos leitos apenas em moradores da cidade, devido os mesmo terem sido custeados apenas com recursos municipais.

Para a criação dos novos leitos, os investimentos ultrapassaram R$27 milhões. Além disso, um leito de UTI custa ao município em torno de R$1.850,00 por dia. Para receber essa estrutura, dois hospitais foram inaugurados no município durante a pandemia.

Em março de 2020 foi inaugurado o Norma Pizzari Gonçalves que conta com 22 leitos de UTI. Na semana passada, foi inaugurado o Hospital Alfredo Abrahão, que abriga mais 20 leitos de UTI. 

Ainda existem UBS´s que foram transformadas em Unidades de Referência para o Coronavírus, sendo as portas de entrada para pacientes com sintomas da Covid-19.