Anatel atesta funcionalidade de novo sistema de alertas de emergência

Acesso internet celular

Anatel atesta funcionalidade de novo sistema de alertas de emergência

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu “sinal verde técnico” para a implementação de um novo sistema de alertas de emergência. Ele é diferenciado por ser no formato pop up, ficando sobreposto às telas abertas nos celulares. A informação aparece de forma imediata na tela dos dispositivos e, para ser fechada, requer ação do usuário.

A ferramenta testada, chamada cellbroadcast, fez uso das tecnologias móveis de quarta e quinta geração (4G e 5G) das operadoras Claro, Tim, Vivo e Algar.

Fachada da Anatel
Anatel atesta funcionamento técnico de alertas pelo celular – André Luís Pires de Carvalho
Sua utilização depende, ainda, de treinamento a ser feito com agentes das defesas civis locais, mas a expectativa é de que comece a operar até o fim deste ano, sendo testado inicialmente em dez cidades de pequeno porte, com histórico de desastres ambientais.

Ao condicionar o fechamento da tela para dar sequência ao uso do aparelho celular, o que se buscou foi garantir que informações sobre riscos de desastres sejam mais lidas, do que os alertas enviados exclusivamente por SMS ou via TV por assinatura.

“Diferentemente das notificações via SMS, que chegam gradativamente aos usuários, as mensagens de texto do cellbroadcast são recebidas quase que instantaneamente por todos os usuários”, informa a Anatel.

“Além disso, a depender do tipo de emergência, a mensagem poderá acionar um sinal sonoro no celular, mesmo se estiver no modo silencioso, o que vai permitir maior funcionalidade do alerta nas situações de risco”, acrescentou.

Uso efetivo
A Agência, no entanto, reitera que o uso efetivo desta “solução de alertas de emergência” depende das autoridades das defesas civis estaduais e municipais competentes para gerir os riscos estabelecidos na Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade).

“O objetivo é complementar e auxiliar as ações dos órgãos de Defesa Civil na prevenção e mitigação dos impactos ocasionados por desastres naturais, alertando os cidadãos que estejam em localidades de risco sobre a iminência de eventos como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, entre outros. O conteúdo desses alertas é de responsabilidade dos órgãos de Defesa Civil”, explicou a Anatel.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feirão de Empregos do Cotec oferece mais de 10 mil vagas e capacitação em Goiás

O Governo de Goiás, por meio do Goiás Social e da Secretaria da Retomada, está realizando a segunda etapa do Feirão de Empregos do Cotec de quinta-feira a sábado (21 a 23/11). Com o objetivo de levar emprego e capacitação a todas as regiões do estado, o feirão será realizado simultaneamente nas sedes dos Colegios Tecnológicos do Estado (Cotecs) em Anápolis, Catalão, Santa Helena, Palmeiras de Goiás, Piranhas, Caiapônia, Cidade de Goiás e Formosa.
 
Durante o evento, serão oferecidas mais de 10 mil vagas de emprego, além de entrevistas presenciais, oficinas e cursos profissionalizantes gratuitos. Os atendimentos ocorrerão de 8h às 17h na quinta e sexta-feira, e de 8h às 12h no sábado. Além disso, haverá encaminhamento para oportunidades abertas nas empresas locais e empresas realizarão entrevistas no local do evento.
 
O secretário da Retomada, Cesar Moura, destacou os resultados expressivos da primeira etapa do Feirão, que alcançou 9 mil atendimentos entre 7 e 9 de novembro. “Encaminhamos milhares de trabalhadores ao mercado de trabalho, prestamos serviços gratuitos para a comunidade e atraímos esse público para dentro dos Cotecs, como forma de convencer a população a se qualificar para melhorar a renda da família. Neste ano, com o aplicativo Minha Vaga, ampliamos o alcance da ação, levando esse suporte a ainda mais goianos em várias regiões do estado,” afirma.

Programação por cidade:

  • Anápolis: O público participará de atividades como a apresentação “Explorando o Show da Quimica” com experimentos práticos, além de oficinas sobre fabricação de bolo no pote, elaboração de currículo, automaquiagem e barbearia.
  • Catalão: As atividades incluirão oficinas como “Sabores e Tradições de Natal: A Magia dos Biscoitos Artesanais” e “Construindo o Futuro: Como um Currículo Assertivo Pode Abrir Portas”. Na unidade de artes Labib Faiad, haverá oficinas especiais voltadas para o setor criativo, como a “Oficina de Formação para Entretenimento com Personagens Natalinos” e a “Oficina de Empreendedorismo para Artesãos”.
  • Formosa: O feirão contará com palestra sobre elaboração de currículos e oficinas práticas, como massagem relaxante e cuidados faciais.
  • Santa Helena: Os participantes terão acesso a oficinas de ajustes e reformas de vestuário, formatação de trabalhos acadêmicos e serviços como esmaltação de unhas e escovação de cabelo.
  • Palmeiras de Goias: Serão realizadas oficinas de automaquiagem para ocasiões especiais e unhas decoradas para o Natal.
  • Piranhas: O público poderá conferir oficinas de montagem de currículo, design de sobrancelhas e automaquiagem, além de aferição de pressão arterial.
  • Caiaponia: A programação incluirá oficina de interação falada em Libras, workshop para construção de currículo, dicas de MEI e serviços de esmaltação de unhas e spa para os pés.
  • Cidade de Goiás: O Cotec oferecerá oficinas de bordados em caminho de mesa, guardanapos e panos de prato com técnicas de corte e costura, além de primeiros socorros.
Este evento é uma oportunidade única para os goianos se qualificarem e encontrar oportunidades de emprego, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do estado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos