Press "Enter" to skip to content

Anatel libera ativação de redes 5G em 82 municípios goianos

Última atualização 22/06/2023 | 12:36

Nesta quarta-feira, 21, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que as operadoras de internet móvel já podem solicitar o licenciamento e a ativação de estações de internet 5G em mais de 180 municípios em todo o País, sendo que 82 desses municípios estão localizados no Estado de Goiás.

Entre esses munícipios estão Bonfinópolis, Cabeceiras, Formosa, Hidrolândia, Nerópolis, Abadia de Goiás, Alexânia, Barro Alto, Caldazinha, Senador Canedo, Iaciara, Montividiu, Ouvidor, Anhanguera, Vianópolis, Santo Antônio da Barra, Rio Verde e Rio Quente.

Goiás tem ainda 60 municípios na fila de espera com planejamento aprovado para redes 5G

O painel do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (GAISPI) informa que, além dos 82 municípios já liberados, o Estado de Goiás tem 60 municípios que já tiveram o planejamento aprovado para liberação.

Entre esses 60 municípios na fila para liberação estão Ipameri, Nova Glória, Maurilândia, Orizona, Palmeiras de Goiás, Acreúna, Buriti Alegre, Caiapônia, Cachoeira Dourada, Nova Iguaçu de Goiás, Uruaçu, Pontalina, Rialma, Piracanjuba e São Francisco de Goiás.

A Anatel ressalta que o fato de ter liberação da faixa para 5G não significa que as redes já estejam instaladas de imediato nos municípios citados. Isso ocorre devido à instalação das redes depender das operadoras de telefonia móvel.