André Ramalho: história do zagueiro do Corinthians em busca de títulos em 2025

De “anjinho” poliglota a titular do Corinthians: André Ramalho se diz orgulhoso e quer títulos em 2025

Esporte Espetacular e de contam a história do zagueiro do Timão, que termina como um dos destaques da reação de nove vitórias seguidas.

Aos 32 anos, André Ramalho estreou na elite do Brasileirão em 2024, somente em 2024, aos 32 anos. Dono de uma carreira sólida na Europa, o zagueiro voltou ao país natal para ajudar na reação do Corinthians, que brigava contra o rebaixamento e embalou nove vitórias consecutivas para terminar com vaga na fase qualificatória da Conmebol Libertadores.

O período na Europa veio ainda na juventude e durou mais de uma década. Em Áustria, Alemanha e Holanda, André Ramalho aprendeu idiomas e se tornou um jogador poliglota. Porém, faltava a experiência de jogar em casa, o que, cinco meses depois, dá orgulho para o experiente jogador.

– Obviamente tínhamos noção do clube, mas não se compara ao viver isso. Era uma situação complicada de rebaixamento, muito maior de pressão. Fico extremamente feliz e orgulhoso de ter tomado esta decisão, não só porque foi tudo bem. Desde sempre tinha convicção da minha decisão – afirmou.

André Ramalho termina a primeira (meia) temporada como titular absoluto do time e protagonista de um dos grandes momentos. Contra o Juventude, nos acréscimos da partida, foi dele o gol que assegurou o Corinthians na fase semifinal da Copa do Brasil.

Naquela noite, o defensor contava com a presença de familiares, amigos e do técnico Antônio Pereira da Silva, o Seu Toninho, primeiro treinador ainda nos gramados da cidade de Alumínio.

– Fiz o caminho inverso de ter minha carreira na Europa, porque o destino quis assim. Cresci aqui, vivi aqui, sou brasileiro, sempre tive a curiosidade de como seria jogar no meu país – afirmou André Ramalho, em entrevista ao Esporte Espetacular.

Enquanto criança, André Ramalho cultivava o cabelo que se tornou característica e fruto de homenagem na Áustria. O apelido de “anjinho” até hoje é relembrado pelos amigos de infância, que se orgulham da trajetória do atual defensor do Timão.

– Na escola era o anjinho, cabelo menor, só os cachinhos, depois deixou este Valderrama aí que virou característica dele – revela Alexandre Lopes Oliveira, amigo de infância.

– O André fala quatro línguas: alemão, que teve que aprender lá, o inglês, espanhol e fala italiano, tirou cidadania. Ele tem um grande nível de competência e quer estar alinhado com tudo – complementa Alexandre.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Paulo Baya: destaque na Série B, alvo do Fluminense em 2025

Saiba mais sobre Paulo Baya, destaque na Série B pelo Goiás e alvo do Fluminense

Paulo Baya é um atacante que se destacou na Série B em 2024, marcando 19 gols e dando seis assistências em 52 jogos ao longo da temporada. Com 25 anos, ele pertence ao Primavera (SP) e está atualmente em negociações avançadas com o Fluminense para reforçar o elenco em 2025. Conhecido por seu chute forte e preciso de longa distância, o jogador é uma promessa em ascensão no futebol nacional.

Contratado por empréstimo pelo Goiás no início do ano, Paulo Baya atua tanto como ponta quanto como meia atacante. Sua capacidade de finalização, seja em bolas paradas ou em movimento, se destacou no clube, onde ele ganhou reconhecimento pela potência de seu chute. Além disso, seu quase gol de antes do meio-campo em um jogo contra o Novorizontino mostrou sua versatilidade e habilidade.

Revelado pelo Cascavel e com passagens por clubes como Ponte Preta, Avaí e Brusque, Paulo Baya tem construído uma carreira sólida no futebol brasileiro. Seu desempenho como vice-artilheiro do Campeonato Goiano, com 10 gols em 13 jogos, e sua rápida adaptação ao Goiás o colocaram na mira do Fluminense, que vê nele um potencial para se encaixar em seus planos para a próxima temporada.

Apesar de enfrentar altos e baixos ao longo de 2024, Paulo Baya terminou o ano em alta no Goiás e despertou interesse no clube para mantê-lo em seu elenco. No entanto, sua situação de empréstimo sem opção de compra estipulada gerou uma negociação complexa, o que abriu portas para o Fluminense iniciar conversas para contar com o atacante em 2025. Sua idade, custo baixo e potencial de evolução são vistos como fatores positivos pelo clube carioca.

Além de Paulo Baya, o Fluminense tem como meta para 2025 a contratação de mais um ponta e um centroavante. Com o volante Hércules já anunciado como reforço, o clube busca reforçar seu elenco visando competições futuras. A chegada do atacante do Goiás representaria uma adição importante para o time, que segue em busca de novos talentos e soluções para a próxima temporada. Já seguir o novo canal ge Fluminense no WhatsApp é uma maneira de ficar por dentro de todas as novidades sobre o clube.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp