Andreas Pereira: A nova peça-chave tática no Palmeiras para a Libertadores

andreas-pereira3A-a-nova-peca-chave-tatica-no-palmeiras-para-a-libertadores

Entenda a função tática de Andreas Pereira no Palmeiras

Destaque dos últimos três jogos, meia entrou como titular no time em função inédita na Era Abel Ferreira

GE Palmeiras sobre Andreas Pereira: “Tem características diferentes do restante do elenco” [https://s02.video.glbimg.com/x240/13941561.jpg]

Palmeiras [https://de.globo.com/futebol/times/palmeiras/] e River Plate se enfrentam às 21h30 (de Brasília) desta quarta (24), no Allianz Parque, pelo jogo decisivo nas quartas-de-final da Libertadores, com um protagonista de certa forma inesperada em campo: Andreas Pereira.

O jogo terá transmissão ao vivo da Globo (TV aberta) e de tv (Youtube), e o de acompanha todos os lances em tempo real (clique aqui).

Desde a estreia no dia 13 de setembro, diante do Internacional, o meia mostrou qualidade e já virou peça-chave do time para o segundo semestre.

No jogo de ida contra o River, fez sua estreia como titular de forma decisiva, participando diretamente dos dois gols do Verdão na vitória contra o River. Diante do Fortaleza, saiu do banco para mudar o rumo da partida: com dois chutes certeiros de fora da área, transformou a pressão alviverde em goleada.

Andreas Pereira durante goleada do Palmeiras — Foto: Cesar Greco

Pedido antigo de Abel Ferreira para a renovação do Palmeiras, Andreas chegou para assumir a responsabilidade de ser o grande meia-armador da equipe. Era a função de Veiga, mas com a queda de desempenho do antigo titular e o processo de reformulação do elenco neste ano, o treinador decidiu mudar a forma como estrutura o meio-campo alviverde.

No atual 4-4-2 do Palmeiras, Andreas se posiciona pelo lado direito. Não desempenha o papel de um falso ponta, mas de um construtor de jogadas que se aproxima dos ataxantes para dar ritmo e, ao mesmo tempo, acelera a transição com passes verticais.

Para isso, ele joga sempre por dentro, atrás da dupla de Flaco e Roque, a dupla de atacantes, como você vê na imagem.

Andreas joga atrás dos centroavantes, como meia de ligação — Foto: Reprodução

Andreas tem a responsabilidade de ligar os setores do time e oferecer alternativas constantes de movimentação para os atacantes. Diferente de Raphael Veiga, que se projetava mais dentro da área, ou de Gustavo Scarpa, que buscava o jogo aberto pelos lados, ele exerce um papel mais cerebral, mantendo o time criativo sem necessariamente ser o jogador da última bola.

Abel Ferreira adaptou a estrutura do Palmeiras para potencializar suas características. Quando a equipe se defende, Andreas não fica preso à faixa lateral, o que o afastaria dos atacantes. Com a chegada de Khellven, a ideia é aumentar a pressão no campo adversário, e Andreas participa por dentro, mantendo a proximidade com os homens de frente.

Andreas defende como meia central e Khellven protege o lado direito — Foto: Reprodução

Os dois gols marcados contra o Fortaleza foram consequência direta do posicionamento de Andreas. Pelo centro, atrás dos atacantes, ele recebe passes em áreas próximas ao gol e pode dar sequência às jogadas com inteligência, aproveitando os espaços gerados pela movimentação ofensiva.

Andreas foi dono da área mais criativa do jogo, próximo ao gol — Foto: Reprodução

“Conheço o Felipe bem, sabia que ele iria cortar para o meio. Quando recebi a bola, a gente estava comentando no banco que não era para chutar tão forte. Só escutei o que o Lucas Evangelista e o Felipe falaram para mim. Vi que a bola sobrou e, se eu dominasse, o zagueiro estava perto. Tentei bater de primeira, cruzado, porque sei que é muito difícil para o goleiro. Fui feliz no chute.” — Andreas Pereira, após marcar dois gols contra o Fortaleza

Ainda sem divulgar a escalação do duelo decisivo contra o River Plate, Abel deve apostar novamente na força que Andreas mostrou no time e na nova função tática no Palmeiras. Em jogo, a classificação para a semifinal da Libertadores, que o Palmeiras não alcança desde 2023.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp