Press "Enter" to skip to content

‘Anel de fogo’: Saiba como assistir o eclipse solar desta quinta-feira

Um eclipse solar anular irá acontecer na manhã desta quinta-feira (10). O fenômeno conhecido como “anel de fogo“, terá início às 5h12 (horário de Brasília), e deve durar cerca de 3 minutos e 51 segundos.  O último evento do tipo ocorreu  em 2019 e pôde ser observado da Ásia.

Durante um eclipse solar, a Lua fica perfeitamente alinhada entre o Sol e a Terra. No evento de amanhã, a Lua está um pouco mais distante da órbita do planeta, portanto, não cobre o Sol completamente, deixando alguns raios escaparem pelas bordas, por isso o nome Anel de Fogo.

Este é o primeiro eclipse solar de 2021 e o único anular do ano. Infelizmente só poderá ser visto totalmente do norte do Canadá, Rússia e Groelândia. Partes dos Estados Unidos, Europa e Ásia terão vista parcial. Mas para quem não quer perder o fenômeno, alguns canais farão transmissão gratuita pelo YouTube, como é o caso do Virtual Telescope Project e do Time and Date.

O próximo eclipse solar total acontecerá em 4 de dezembro, e o próximo eclipse anular que poderá ser visto do Brasil será somente em 2023.