Anhanguera é a terceira cidade com menos habitantes do Brasil

O município de Anhanguera, localizado no sul de Goiás, a 295 km de Goiânia, é o terceiro com menos habitantes em todo o Brasil. Uma estimativa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com 927 habitantes, é o terceiro município menos populoso do país, de acordo com os dados coletados até o dia 25 de dezembro. 

A cidade fica atrás apenas de Borá, em São Paulo, com 877 habitantes, e Serra da Saudade, em Minas Gerais, com apenas 836 cidadãos. Para complementar a lista dos que possuem menos de mil habitantes, o município de Araguainha, no Mato Grosso. A previsão feita pelo IBGE em 2020, indica uma redução no número populacional, a estimativa apontava 1.160 habitantes no município.

Anhanguera

A cidade fazia parte da Sesmaria de Campo Limpo, atualmente cidade de Goiandira. A partir de 1930, o município começou a se formar, devido ao crescimento da influência da estrada de ferro na região nas décadas anteriores.  Somente em 11 de fevereiro de 1947, que Anhanguera foi reconhecida como distrito de Cumari, pela lei municipal nº 15. Após cinco anos, em 5 de novembro de 1953, a lei estadual nº 857, reconheceu a cidade como município autônomo do estado de Goiás.

Anhanguera é hoje o menor município goiano em dimensão territorial e em população. Situada junto à Barragem de Furnas, formada pelo represamento das águas do Rio Paranaíba e do Ribeirão Pirapitinga. De rara beleza, o lago constitui atualmente a forte atração turística do município. Junto à margem, existe área de camping apreciada pelos aficcionados.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos