Aniversário de Ananindeua: 81 anos com serviços gratuitos à população

Ananindeua celebra 81 anos com serviços gratuitos à população

A cidade de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, completa 81 anos de emancipação política nesta sexta-feira, 3 de janeiro. Para celebrar a data, o Governo do Pará vai oferecer uma série de serviços gratuitos na Usina da Paz Professor Amintas Pinheiro, localizada no bairro do Icuí-Guajará.

Os atendimentos terão início às 8h e incluirão a emissão de documentos, consultas médicas, nutricionais e odontológicas, exames oftalmológicos, escolha de armação para óculos de grau, testes rápidos para detecção de doenças, vacinação, serviços de estética, orientação jurídica, atendimentos para animais, apresentações culturais, atividades recreativas, entre outros.

A secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth de Fátima Braga, destacou que a iniciativa do “Governo do Pará nos Bairros” visa garantir que serviços essenciais cheguem até a população. Diversos órgãos estaduais participarão da ação, como as secretarias de Planejamento e Administração (Seplad), de Articulação da Cidadania (Seac), de Saúde Pública (Sespa), de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e das Mulheres (Semu).

Na programação de aniversário do município, o governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), realizará a entrega de 2.500 títulos de terra para moradores do bairro do Paar. A entrega acontecerá na Escola Estadual Professor Saturnino de Andrade.

É importante ressaltar a importância da descentralização dos serviços públicos, permitindo que a população tenha acesso facilitado a diversas atividades e atendimentos essenciais. A ação em comemoração aos 81 anos de Ananindeua demonstra o compromisso do governo em levar benefícios e oportunidades para a comunidade local.

Em um contexto de valorização da cidadania e promoção do bem-estar social, eventos como esse se tornam fundamentais para fortalecer os laços entre a população e as esferas governamentais. O atendimento integrado e gratuito oferecido durante as comemorações evidencia a preocupação em atender as necessidades da comunidade de forma abrangente e eficaz.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Vacinação contra a gripe no Pará: apenas 37% da população prioritária imunizada. Busque proteção nos postos de vacinação até 31/01!

Com apenas 37% da população mais vulnerável vacinada, campanha contra gripe no Pará encerra fim do mês

A campanha segue até dia 31 de janeiro em todo o estado, que pretende alcançar 90% de cobertura vacinal. Apenas 37% da população mais vulnerável a contrair formas graves de gripe estão imunizadas no Pará. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (6) pela Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), que alerta para o risco da baixa procura pela vacina por parte de crianças, idosos e gestantes. A campanha segue até dia 31 de janeiro em todo o estado.

A Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) começou no dia 2 de setembro de 2024, mas até o momento não alcançou a meta de imunizar 90% dos grupos prioritários. Com a chegada do período chuvoso na região amazônica, a baixa cobertura vacinal representa um grande risco para a população não protegida e mais vulnerável, como crianças, idosos e gestantes. O Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde sempre prioriza os mais vulneráveis. No entanto, a população continua não atendendo ao chamado do Sistema Único de Saúde (SUS).

Devido ao baixo índice de imunização, o PNI estendeu a campanha para a população em geral, mas ainda assim a cobertura vacinal continua baixa. Segundo a Secretária de Estado de Saúde do Pará, Jaíra Ataíde, a cobertura da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza no estado é de 37,81%. “Para termos uma ideia da situação, as melhores coberturas vacinais por grupo prioritário não passam de 50%. A de crianças está em 46,38%, e de idosos em apenas 31,48%”, informou.

A gripe é uma infecção viral que ataca pulmões, nariz e garganta, e pode ser causada por diversos tipos de vírus. Os sintomas incluem febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores na cabeça e fadiga. A Secretária de Saúde alerta que ainda há tempo de tomar a vacina antes do fim da campanha, visto que o prazo não será prorrogado. A vacina disponível é nova e protege contra a Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B.

Ela ressaltou que pessoas vacinadas têm menos risco de ter agravamento da doença, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza. Em 2024, foram confirmados 216 casos, com 23 óbitos, conforme dados do Sistema online SIVEP-Gripe. Esses números evidenciam a importância da imunização contra o vírus Influenza, especialmente em ambientes fechados e aglomerados, comuns no período chuvoso.

Por isso, a população do Pará é fortemente encorajada a procurar os postos de vacinação e garantir a proteção contra a gripe, que pode ser grave e até mesmo fatal. A prevenção é fundamental para reduzir a disseminação do vírus e proteger a saúde de todos. Vacine-se e contribua para um inverno mais saudável e seguro em todo o estado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp