Ano mais quente da história: 1.5°c acima da média

Ano Mais Quente da História: 1.5°C Acima da Média

O Observatório Copernicus da União Europeia estimou recentemente que 2024 já é o ano mais quente da história da humanidade. De acordo com as medições realizadas, as temperaturas médias globais nos primeiros 11 meses do ano ficaram 0.72°C acima da média registrada entre 1991 e 2020. Este valor é o maior já registrado nesse intervalo.

Este ano marca um marco significativo, pois é o primeiro em que as temperaturas globais estão 1.5°C acima da média pré-industrial. Além disso, as projeções indicam que as temperaturas podem chegar a até 3.1°C acima da média nos próximos anos. As temperaturas médias globais de janeiro a novembro de 2024 superaram as de 2023, que já era um ano extremamente quente.

Novembro de 2024 foi o segundo mês de novembro mais quente da história, perdendo apenas para novembro de 2023. A temperatura global média da superfície do ar até agora é de 14.10°C, representando um aumento de 1.6°C em relação ao nível pré-industrial. O Observatório Copernicus destaca que essas elevadas temperaturas são um sinal claro do aquecimento global.

Para reverter esse cenário, seria necessário um esforço global coordenado. A expectativa é que, com ações conjuntas, seja possível frear o aquecimento atual, mas isso exigirá uma série de esforços significativos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Clima instável em Brasília e cidades satélites: prepare-se para as mudanças no tempo!

Hoje, a previsão do tempo para Brasília é de céu parcialmente nublado a nublado, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas durante a tarde e a noite. A temperatura máxima deve ficar em torno dos 29°C, com umidade relativa do ar elevada.

Já nas cidades satélites, a previsão é semelhante, com variação de nuvens ao longo do dia e chance de chuvas pontuais. As temperaturas devem se manter amenas, com máximas em torno dos 28°C.

Por isso, é importante estar preparado para as possíveis mudanças no clima e tomar as devidas precauções, como carregar guarda-chuvas e agasalhos leves. Afinal, o clima do Distrito Federal pode ser bastante instável, exigindo atenção e cuidado por parte dos moradores e visitantes.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp