Uma “guerra” cibernética está sendo travada entre a Rússia e o grupo hacker Anonymous, que declarou ter invadido o sistema russo na madrugada desta quinta-feira (24), em retaliação pela invasão feita à Ucrânia. O anúncio foi feito em uma mensagem postada no Twitter.
“O coletivo Anonymous está oficialmente em guerra cibernética contra o governo russo”, escreveu o grupo.
Os hackers também assumiram a responsabilidade de ataques realizados à rede de televisão russa RT News. Entre os alvos do ataque, segundo a agência de notícias russa RIA Novosti, ainda estão domínios oficiais do governo, que apresentaram instabilidade desde o início da noite de quinta-feira. A informação foi confirmada pelo governo da Rússia, por meio do porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
Além de confirmar a autoria dos ataques, o Anonymous também alertou que a Rússia estaria preparando um bombardeio em massa contra Kiev, capital da Ucrânia.
“O coletivo Anonymous está oficialmente em guerra cibernética contra o governo russo”, publicou o grupo nas redes sociais.
Segundo a agência de notícias russa RIA Novosti, a emissora confirmou que seus sites estão sob ataque. O grupo ainda afirmou ter derrubado vários domínios oficiais do governo. O porta-voz da presidência, Dmitry Peskov, confirmou que algumas páginas oficiais do governo russo estavam com dificuldades na noite desta quinta-feira.