ANTT revoga liminar e aumenta tarifa de ônibus de Planaltina para o DF

Onibus-lotado-em-Taguatinga-7-600x400

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) reajustou em 12% a tarifa dos ônibus que cobrem o trecho entre Planaltina de Goiás (GO) e o Distrito Federal, após revogar a liminar que suspendia o aumento da passagem. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 17.

 

No momento, são mais de 400 linhas de ônibus que realizam um transporte diário de cerca de 175 mil passageiros do Entorno para a capital. A readequação de preços ocorreu no âmbito do Plano de Recuperação do Semiurbano GO/DF, lançado no início de março. Até 14 de fevereiro, as decisões de reajuste estavam sob gestão do Governo do Distrito, mas passaram por completo para a ANTT.

 

De acordo com o decreto, o aumento das passagens passa a valer já a partir desta quarta-feira.

 

Liminar

 

A ANTT conseguiu derrubar a liminar que impedia o aumento no valor das tarifas dos serviços de transporte rodoviário seminurbando interestadual das linhas de Planaltina de Goiás na última sexta-feira, 12.

 

De acordo com a agência, o reajuste tem embasamento técnico e haveria risco de colapso do sistema de transporte urbano sem a recomposição. O desembargador federal Daniel Paes Ribeiro acolheu os argumentos da agência.

 

“O reajuste concedido não apenas se fazia necessário, como foi estabelecido em patamar inferior ao que efetivamente seria adequado para remunerar o serviço prestado”, afirmou o magistrado.

 

O reajuste de 12% nas tarifas das passagens de ônibus semiurbanos interestaduais do Entorno do DF desde 5 de março. No caso de Planaltina de Goiás, o aumento não entrou em vigor em função da liminar agora derrubada pela ANTT.

 

Segundo a Prefeitura de Planaltina, a grande maioria dos usuários do transporte coletivo é composta de trabalhadores assalariados. O aumento representaria um gasto extra de, em média, R$ 44 mensais no caso de um trabalhador que vai de segunda a sexta.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos