Anvisa estabelece novas restrições para prescrição e venda do Zolpidem; confira alterações

Anvisa estabelece novas restrições para prescrição e venda do Zolpidem

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um aumento no controle do medicamento Zolpidem, usado no tratamento da insônia. Agora, qualquer medicamento contendo esta substância só poderá ser prescrito através da Notificação de Receita B (azul), devido ao aumento de relatos de uso irregular e abusivo do medicamento. A agência identificou o aumento de eventos adversos relacionados ao uso do remédio, levando à necessidade de uma regulamentação mais rígida.

Anteriormente, medicamentos contendo até 10 mg de Zolpidem por unidade posológica eram equivalentes a medicamentos da “Lista C1 – Lista de Substâncias Sujeitas a Controle Especial”. Com a exclusão deste adendo da lista B1, a prescrição e dispensação do Zolpidem agora exigem a Notificação de Receita B (azul). Pacientes terão até 1º de agosto para se ajustarem às novas regras, sem descontinuidade no tratamento.

Profissionais que prescrevem o remédio precisarão se cadastrar junto às autoridades sanitárias locais para receberem numerações para confecção dos talonários de receituário. As farmácias poderão dispensar medicamentos com Zolpidem até o final do prazo de validade mediante apresentação da Notificação de Receita B em cor azul. 

As empresas fabricantes terão até 1º de dezembro de 2024 para adequar as bulas e rótulos, e a partir dessa data todos os medicamentos à base de Zolpidem deverão conter tarja preta na embalagem.

Essas medidas visam tornar mais seguro o uso do Zolpidem e reduzir o uso inadequado do medicamento. Com a exigência da Notificação de Receita B, a Anvisa pretende controlar melhor a prescrição e dispensação desse medicamento no país, garantindo a segurança dos pacientes que fazem uso do Zolpidem no tratamento da insônia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos