Press "Enter" to skip to content

Anvisa interdita comercialização e uso de cosméticos que causaram problemas de saúde em Goiânia

Última atualização 08/08/2023 | 12:53

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou todos os lotes dos produtos cosméticos Dermo Bioestimulador e Preenchedor Cosmobeauty e do Fluido Ultraconcentrado Tonificante Cosmobeauty, fabricados pela empresa Bio Essencialli Indústria e Comércio de Cosméticos.

A decisão acontece após ocorrência de eventos adversos graves associados ao uso incorreto dos produtos, em Goiânia, quando uma paciente teve complicações após o uso dos produtos durante procedimentos estéticos, chegando a ser internada em Unidade de Terapia Intensiva com embolia pulmonar.

A Anvisa informou que, apesar notificados os produtos como cosméticos, não existem cosméticos de aplicação injetável. Para ser injetável, o produto deve estar registrado como medicamento ou produto para saúde, diz Anvisa.

Os referidos produtos já tinham sido interditados pela Superintendência de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), no final de junho passado, coma resolução nº 10.

De acordo com a SES-GO na época, as recomendações e divulgações do modo de uso estão sendo feitas para uso intradérmico. Entretanto, os produtos não têm registro na Anvisa para ser aplicado por essa via, ou seja, não têm autorização para ser introduzido no corpo humano. Além disso, tais substâncias estão sendo associadas a problemas de saúde em seis mulheres, quatro em Goiás e outras duas no Paraná.