Press "Enter" to skip to content

Anvisa libera medicamento contra Covid-19 e registra vacina da AstraZeneca

Nesta sexta-feira, 12, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que concedeu o registro definitivo à vacina contra Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca, com uma etapa de fabricação no Brasil pela Fiocruz. Além disso, a Anvisa concedeu o primeiro registro para um medicamento com uso indicado em bula para tratamento da Covid-19, o Remdesivir, da farmacêutica Gilead.

Até o momento, a vacina da AstraZeneca tinha autorização para uso emergencial, assim como a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan. Agora, com o registro, o imunizante pode ser utilizado de forma permanente e em toda a população brasileira.

O anúncio da Anvisa ocorre um dia após uma série de países suspender o uso do imunizante para se certificarem de que elas não têm ligação com efeitos colaterais mais graves. Durante apresentação desta sexta, o gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes, disse que “a conclusão é de que os benefícios superam os riscos”.

Já o remédio autorizado pela Anvisa, o Remdesivir, foi também autorizado para uso nos Estados Unidos, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) se posicionou contra o uso do antiviral no tratamento de pacientes internados com Covid-19.