Pelo menos 46 imigrantes foram encontrados mortos dentro de um caminhão nesta segunda-feira, 27, em San Antonio, no estado norte-americano do Texas. A informação foi revelada pelo governador Greg Abbot.
Tragedia en Texas. Asfixiados en la caja del trailer según se informa. Cónsul en ruta al punto. Condolencias a las víctimas y sus familias. Aún no conocemos nacionalidades. https://t.co/4d7hDErHwo
— Marcelo Ebrard C. (@m_ebrard) June 28, 2022
Outras 16 pessoas foram encontradas vivas no baú do veículo e levadas a hospitais da região, segundo dirigentes do governo local. Segundo os bombeiros, quatro dos sobreviventes são crianças.
O caminhão foi descoberto próximo a trilhos de trem na região de Southwest. A cidade fica a cerca de 250 km da fronteira entre Estados Unidos e México.
Asfixia
A hipótese inicial é de que as vítimas são imigrantes, e teriam morrido de asfixia devido a uma onda de calor que atinge o estado do Texas, que marcou 39,4º na última segunda-feira, 27. No espaço onde as pessoas estavam amontoadas não havia água e nem um tipo de resfriamento.
Autoridades informaram que no grupo resgatado com vida há dois guatemaltecos, mas não há informações sobre a nacionalidade das vítimas e de outros sobreviventes.
O ministro de Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, afirmou que o cônsul mexicano está indo até o local para que a nacionalidade das vítimas seja descoberta.
A policia de San Antonio realiza busca pelo motorista do caminhão, que, aparentemente, abandonou o caminhão e fugiu. Três pessoas foram detidas, mas a polícia não explicou a relação delas com o caso.