Ao menos 46 corpos de imigrantes são encontrados dentro de caminhão, no Texas

Texas

Pelo menos 46 imigrantes foram encontrados mortos dentro de um caminhão nesta segunda-feira, 27, em San Antonio, no estado norte-americano do Texas. A informação foi revelada pelo governador Greg Abbot.

Outras 16 pessoas foram encontradas vivas no baú do veículo e levadas a hospitais da região, segundo dirigentes do governo local. Segundo os bombeiros, quatro dos sobreviventes são crianças.

O caminhão foi descoberto próximo a trilhos de trem na região de Southwest. A cidade fica a cerca de 250 km da fronteira entre Estados Unidos e México.

Asfixia

A hipótese inicial é de que as vítimas são imigrantes, e teriam morrido de asfixia devido a uma onda de calor que atinge o estado do Texas, que marcou 39,4º na última segunda-feira, 27. No espaço onde as pessoas estavam amontoadas não havia água e nem um tipo de resfriamento.

Autoridades informaram que no grupo resgatado com vida há dois guatemaltecos, mas não há informações sobre a nacionalidade das vítimas e de outros sobreviventes.

O ministro de Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, afirmou que o cônsul mexicano está indo até o local para que a nacionalidade das vítimas seja descoberta.

A policia de San Antonio realiza busca pelo motorista do caminhão, que, aparentemente, abandonou o caminhão e fugiu. Três pessoas foram detidas, mas a polícia não explicou a relação delas com o caso.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Deputada colombiana é flagrada fumando vape durante sessão sobre saúde

Um episódio curioso ocorreu no Parlamento colombiano na terça-feira, 17, quando a deputada Cathy Juvinão, do Partido da Aliança Verde, foi flagrada fumando um vape durante uma sessão que discutia reformas na área da saúde.

O incidente foi registrado pelas câmeras de transmissão da reunião, e Cathy foi filmada com o dispositivo. Ao perceber que estava sendo gravada, tentou esconder o vape, mas a fumaça que escapou acabou expondo o ato, fazendo com que a parlamentar chegasse a engasgar. O episódio gerou grande repercussão nas redes sociais.

Após o episódio viralizar, a deputada se desculpou publicamente. Em uma postagem no X (antigo Twitter), ela escreveu: “Peço desculpas aos cidadãos pelo que aconteceu ontem em plenário. Não vou me juntar ao mau exemplo que hoje em dia intoxica o discurso público, e isso não se repetirá.” Ela reafirmou seu compromisso de continuar defendendo suas pautas com o mesmo empenho.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp