Filho de peixe… Frederico Vilela, 12 anos, teve seu primeiro compromisso “oficial” na noite desta terça-feira, 13. Foi escalado pelo pai, o vice-governador Daniel Vilela, para representá-lo em sessão especial da Câmara de Goiânia. Daniel, que lidera missão comercial do Governo de Goiás à China, era um dos agraciados com a Comenda Hailê Pinheiro, que homenageia o maior dirigente do Verdão, vitimado por um câncer em 7 de setembro de 2022.
Ao lado da avó paterna, a ex-primeira-dama do estado de Goiás, Sandra Carvalho, e por “Mirim”, um grande amigo da família, Frederico foi recebido pelo presidente executivo do Goiás, Paulo Rogério Pinheiro, no Centro de Treinamento Edmo Pinheiro, onde foi realizada a sessão.
Deu entrevistas, tirou fotos, gravou vídeo em frente a um grande painel com a imagem de Hailê, cumprimentou os dirigentes dos outros clubes goianos que por lá estavam. Ouviu que sua presença ali seria um sinal de que ele trilharia o mesmo caminho da política, trilhado pelo pai e pelo avô. Ele apenas sorria.
Frederico também discursou. Anselmo Pereira, vereador que propôs a sessão especial, o chamou à tribuna. O filho de Daniel tinha preparado sua fala com antecedência. Disse que o dirigente esmeraldino contribuiu muito com o clube e com o esporte goiano. E resgatou memórias com o avô Maguito Vilela, da época em que iam juntos ao estádio assistir aos jogos do Goiás.
Ao final, ouviu de Anselmo: “Que assim como o avô [Maguito] e o pai, além de esportes, que ele goste do microfone e o use como mecanismo de transformação da sociedade”. A diferença de fuso horário – na capital chinesa Beijing, são 11 horas à frente do horário de Brasília (DF) – não impediu o pai de acompanhar a desenvoltura do filho por meio de vídeos postados nas redes sociais.