A CPI da Covid ouve hoje o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello a partir das 09h da manhã. O depoimento que estava marcado para o dia 5 de maio, acabou sendo transferido para esta quarta (19) após o ex-ministro avisar que esteve em contato com pessoas que teriam sido contaminados pelo coronavírus e que ficaria em quarentena.
Além da transferência, Pazuello também detém um habeas corpus concedido pelo STF (Supremo Tribunal Federal) que o garante o direto de não responder perguntas em que, de alguma forma, possa o incriminá-lo.
O ex-ministro deve ser questionado sobre a aquisição das vacinas contra a covid-19, principalmente sobre as falhas de logísticas na importação de imunizantes e insumos e a demora da organização de compras da vacina Pfizer. Pazuello também responderá sobre a prescrição e produção de hidroxicloroquina, remédio comprovado cientificamente sem eficácia contra o novo coronavírus.
Também é espero que Pazuello responda sobre a crise aguda em Amazonas, no início deste ano, que ocasionou a falta de oxigênios para pacientes internados com Covid-19.
A presença de Eduardo Pazuello na CPI da Covid, é a mais aguardada pelos senados da CPI, em especial os que formam o bloco de oposição ao governo.
Pazuello foi Ministro da Saúde durante 2020 a março de 2021.
Confira a CPI da Covid ao vivo: