Press "Enter" to skip to content

“A Guarda Civil não usurpa função de ninguém”, diz porta-voz

Última atualização 24/07/2017 | 15:23

Depois de assumir a Prefeitura de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), determinou uma nova delimitação das atribuições da Guarda Civil Metropolitana (GCM). O prefeito orientou que a corporação reduzisse o patrulhamento nos bairros e passassem a zelar, preferencialmente do equipamento público.

Na última sexta-feira, 14, o porta-voz da Guarda Civil Metropolitana, Waldson Batista, afirmou, em entrevista ao Diário do Estado, que a nova determinação não impede que a GCM realize um patrulhamento ostensivo, e representa apenas o apontamento de prioridades.

“É um redimensionamento, uma otimização. Agentes de segurança foram deslocados para locais com índices de criminalidade mais acentuados. O ponto principal é a segurança dos parques, mas a Guarda não deixará de realizar as outras funções que estão implícitas em lei”, afirmou o porta-voz.

Batista frisou ainda que os atritos que já aconteceram entre a GCM e outras forças policiais não têm fundamento. “A Guarda não usurpa a função de ninguém. Ela preenche essa lacuna entre as outras forças policiais e a população”, disse.

As atribuições das guardas civis e metropolitanas no Brasil são regulamentadas pela Lei 13.022/2014. A legislação diz que é função dessas corporações preservar a vida e os direitos humanos, além de outras ações. Para o porta-voz, a promulgação do texto foi de vital importância. “Antes dessa lei, existia um grande vazio sobre a verdadeira atribuição da Guarda e isso era passível de discussões”, ressaltou.

Questionado sobre a relação da Guarda com as outras forças policiais do Estado, o porta-voz foi enfático. “O trabalho é feito em harmonia total”, destacou. Ele também citou exemplos. “Fazemos inúmeras operações em conjunto, e temos excelentes resultados. A Polícia Civil faz muitas operações na região da Rua 44, e sempre convida a Guarda para colaborar. O trabalho entre as forças policiais só tem melhorado”, completou.

 Confira abaixo a entrevista completa acima.