Aos 95 anos, Rainha Elizabeth é diagnosticada com Covid-19

A rainha Elizabeth II testou positivo para Covid-19, de acordo com informações divulgadas pelo Palácio de Buckingham neste domingo (20). Segundo um comunicado oficial, os sintomas são leves e permitem que a monarca de 95 anos continue realizando algumas tarefas na residência real.

“A rainha hoje testou positivo para Covid”, disse o Palácio. “Sua Majestade está com sintomas leves de resfriado, mas espera continuar com tarefas leves em Windsor na próxima semana. Ela continuará recebendo atendimento médico e seguirá todas as orientações apropriadas”, acrescentaram.

Nos últimos dias, a rainha já estava sendo monitorada de perto, por conta de outras contaminações dentro da família real. Recentemente, no último dia 10 de fevereiro, o príncipe Charles – filho mais velho da rainha – também já havia testado positivo para Covid-19, pela segunda vez. Além de Charles, sua esposa Camilla também contraiu a doença.

O Palácio também anunciou que a Rainha Elizabeth está totalmente vacinada.

Apoio

Diante da divulgação, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, fez uma manifestação de apoio à rainha, no Twitter. “Tenho certeza de que falo por todos quando desejo a Sua Majestade, a Rainha, uma recuperação veloz da covid e um retorno rápido à saúde vigorosa”, escreveu.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Avião cai no Cazaquistão e deixa 42 mortos

Cerca de 42 passageiros de um avião morreram após a queda da aeronave em Aktau, no Cazaquistão. O voo comercial da Azerbaijan Airlines contava com 67 pessoas a bordo, sendo 62 passageiros e cinco tripulantes, e caiu na manhã desta quarta-feira, 25. Além dos mortos, outras 22 pessoas foram hospitalizadas.

Segundo a empresa, não havia crianças entre os passageiros”. O comunicado da companhia diz ainda que os “sobreviventes estão recebendo assistência médica inicial” e que “contatos estão sendo estabelecidos com as autoridades cazaques”, além do “suporte operacional necessário pelas agências de resgate de emergência do Cazaquistão (que estão) no local.

Mais de 50 socorristas atuaram no local do acidente para a extinção do fogo e atendimento aos sobreviventes. Segundo a empresa de tráfego aéreo, entre os passageiros estavam 37 cidadãos do Azerbaijão, seis do Cazaquistão, três do Quirguistão e 16 russos.

Aeronave

O avião foi identificado como Embraer 190, de matrícula J2-8243, fabricado no Brasil, saiu de Baku, no Azerbaijão, com destino à cidade de Grósnia, na Rússia.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que o avião deu voltas no ar com o trem de pouso aberto antes de perder altitude e colidir com o solo, explodindo após o contato.

Em comunicado, a Azerbaijan Airlines informou que a aeronave “fez um pouso de emergência a aproximadamente 3 km da cidade de Akatu”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp