Um apagão no Brasil deixou mais de 75 mil imóveis do Paraná sem luz, como revelou a Copel. A Companhia destacou que a região norte foi a mais afetada, com 42 mil unidades sem fornecimento de energia. O problema teve início à 0h32 em Bateias, em Campo Largo, na Grande Curitiba.
Esse apagão não foi isolado, mas atingiu ao menos 17 estados e o Distrito Federal na madrugada. Durante a madrugada desta terça-feira (14), 76 mil unidades consumidoras do Paraná ficaram sem energia elétrica. A informação foi confirmada pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), que destacou que, dentro desse número, 42 mil casas são da região norte do estado.
A Copel não detalhou quais foram as cidades do estado com mais endereços sem fornecimento de energia. Segundo o Ministério de Minas e Energia, o apagão ocorreu em nível nacional após um incêndio registrado na Subestação de Bateias, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Até a última atualização dessa reportagem, há relatos de problemas de fornecimento em pelo menos 20 estados e no Distrito Federal.
Em nota, a Copel explicou que o incêndio se iniciou no reator de uma linha de transmissão que faz parte do Sistema Interligado Nacional (SIN). O fogo desligou toda a subestação de 500 kV e, às 0h32, as unidades ficaram sem luz. Os Bombeiros controlaram as chamas, e Operador Nacional do Sistema (ONS) autorizou o restabelecimento à 1h01, disse a Copel. O restabelecimento das cargas na região Sul ocorreu às 2h30, conforme o Ministério de Minas e Energia.
O Sistema Interligado Nacional (SIN) é responsável pela transmissão de energia entre as regiões do país, cobrindo praticamente todo o Brasil. São usinas, subestações e redes de distribuição que formam um único sistema de linhas de transmissão. Funciona sob coordenação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Esse incidente ressalta a importância da manutenção e segurança do sistema elétrico nacional.
Apesar das investigações em andamento para identificar as causas do apagão, é evidente que o episódio trouxe impactos consideráveis. A Copel, aliada a outros órgãos e empresas do setor, está empenhada em garantir a estabilidade e o fornecimento seguro de energia para toda a população. É essencial que medidas preventivas sejam implementadas para evitar futuras interrupções no fornecimento de energia, que são fundamentais para o funcionamento do país.




