Apagão cibernético global causa atrasos em voos e afeta serviços bancários e de comunicação

Um apagão cibernético global nesta sexta-feira,19, impactou diversos setores, incluindo aviação, bancos, telecomunicações e mídia. A falha foi causada por uma atualização defeituosa no software de segurança Falcon Sensor da empresa norte-americana CrowdStrike, que resultou em travamentos no sistema operacional Windows da Microsoft, exibindo a chamada “tela azul da morte”.

No Brasil, a companhia aérea Azul foi uma das afetadas, com atrasos em voos devido à intermitência no sistema de gestão de reservas. No Aeroporto Internacional de Brasília, administrado pela Inframerica, cinco voos da Azul decolaram com atraso e outros três ainda estavam atrasados até as 11 horas. No Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, o check-in passou a ser feito manualmente, minimizando os impactos.

A Força Aérea Brasileira informou que o sistema de controle do espaço aéreo não foi afetado, mantendo todos os equipamentos e softwares operando normalmente. Contudo, aeroportos internacionais, incluindo Tóquio, Amsterdã, Berlim e vários terminais na Espanha, relataram problemas nos sistemas e atrasos. Companhias aéreas como American Airlines, Delta Airlines, United Airlines e Allegiant Air suspenderam seus voos devido a problemas de comunicação.

Além do setor aéreo, o apagão afetou os serviços bancários. Clientes do Bradesco enfrentaram dificuldades com o aplicativo do banco, que ficou fora do ar temporariamente. O banco recomendou que os clientes não desinstalassem o aplicativo para evitar a perda da chave de segurança. Em nota, o Bradesco informou que estava trabalhando para regularizar a situação o mais rápido possível. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirmou que a maioria das instituições financeiras brasileiras normalizou seus serviços ainda pela manhã.

No Reino Unido, sistemas de reservas médicas ficaram offline, e a emissora Sky News interrompeu suas transmissões ao vivo. Globalmente, bancos e outras instituições financeiras de países como Austrália, Índia e África do Sul também alertaram seus clientes sobre falhas nos serviços.

George Kurtz, CEO da CrowdStrike, declarou que o problema já foi identificado, isolado e corrigido, assegurando que não se tratava de um incidente de segurança ou ataque cibernético. A CrowdStrike está trabalhando ativamente com os clientes afetados e recomenda que as organizações mantenham a comunicação com seus representantes por meio de canais oficiais para garantir a segurança e estabilidade dos sistemas.

Este incidente sublinha a dependência crítica de sistemas de TI seguros e resilientes e a necessidade de protocolos de resposta rápida para minimizar os impactos de falhas tecnológicas em escala global.

 

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Avião cai no Cazaquistão e deixa 42 mortos

Cerca de 42 passageiros de um avião morreram após a queda da aeronave em Aktau, no Cazaquistão. O voo comercial da Azerbaijan Airlines contava com 67 pessoas a bordo, sendo 62 passageiros e cinco tripulantes, e caiu na manhã desta quarta-feira, 25. Além dos mortos, outras 22 pessoas foram hospitalizadas.

Segundo a empresa, não havia crianças entre os passageiros”. O comunicado da companhia diz ainda que os “sobreviventes estão recebendo assistência médica inicial” e que “contatos estão sendo estabelecidos com as autoridades cazaques”, além do “suporte operacional necessário pelas agências de resgate de emergência do Cazaquistão (que estão) no local.

Mais de 50 socorristas atuaram no local do acidente para a extinção do fogo e atendimento aos sobreviventes. Segundo a empresa de tráfego aéreo, entre os passageiros estavam 37 cidadãos do Azerbaijão, seis do Cazaquistão, três do Quirguistão e 16 russos.

Aeronave

O avião foi identificado como Embraer 190, de matrícula J2-8243, fabricado no Brasil, saiu de Baku, no Azerbaijão, com destino à cidade de Grósnia, na Rússia.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que o avião deu voltas no ar com o trem de pouso aberto antes de perder altitude e colidir com o solo, explodindo após o contato.

Em comunicado, a Azerbaijan Airlines informou que a aeronave “fez um pouso de emergência a aproximadamente 3 km da cidade de Akatu”.

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