Aparecida amplia horários para o Dia das Mães

Através do Diário Oficial Eletrônico do Município, publicado nesta quinta-feira (6), Aparecida amplia o horário de funcionamento de shoppings para o Dia das Mães (11), libera realização de eventos corporativos e amplia a capacidade de pessoas em cultos e templos religiosos.

De acordo com o documento, a extensão do horário de funcionamento, de 10 até 22h, excepcionalmente, no dia 11 de maio, Dia das Mães, em shoppings de Aparecida é autorizada desde que sejam respeitadas todas as normas sanitárias vigentes. O regime de escalonamento para atividades comerciais também deverão ser respeitados.

Cultos Religiosos 

Cultos e templos religiosos a capacidade de comparecimento de pessoas deve ser em 25% do total de assentos, No entanto, o limite máximo de público deve ser de 200 pessoas, mantendo o distanciamento mínimo de dois metros de distância entre frequentadores e colaboradores. O uso de máscaras, distribuição de álcool em gel e aferição de temperatura de todos os indivíduos é obrigatório.

Eventos corporativos 

A suspensão de eventos sociais públicos e privados, ou qualquer outro que envolvam aglomeração de pessoas, continuam suspensos. Mas a portaria estabelece como eventos corporativos, reuniões, treinamentos, workshops, seminários, congressos, palestras e similares, realizados por empresas privadas ou públicas, instituições, organizações sociais e entidades sem fins lucrativos.

A capacidade máxima fica restrita a 40% da capacidade do local, limitando ao público de 150 pessoas, sendo um para cada quatro metros e meio ao quadrado de área do local do evento seguindo todas as normas sanitárias de prevenção à Covid-19.  O tempo limite de evento é de duas horas de duração tendo intervalos de 30 minutos para limpeza e desinfecção do ambiente.

Buffet para servir alimentos antes, durante e após o evento continuam vetados assim como o consumo de bebida alcoólica. No entanto, é permitido a distribuição de kits ou pacotes individuais de lanches e alimentos. Em caso de mesas, deverá ser respeito o limite máximo de 10 pessoas em cada um e garantir distanciamento mínimo de um metro e meio entre elas.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp