Aparecida amplia testagem de Covid-19 neste sábado

Diante da maior demanda por testes, gerada pelo aumento de casos suspeitos de Covid-19, a prefeitura de Aparecida de Goiânia estenderá para este sábado (15) a testagem que vem sendo feita de segunda a sexta-feira. Serão 10 locais com testes RT-PCR gratuitos.

As sete Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) que vem oferecendo a testagem estarão disponíveis neste sábado. São 1.750 vagas para agendamento no aplicativo Saúde Aparecida, voltadas para pessoas que tiveram sintomas de covid-19 ou contato com caso confirmado. O resultado do teste fica pronto em até 48 horas.

As UBS’s que oferecem o teste RT-PCR são: Garavelo Park, Independência Mansões, Expansul, Jardim Tiradentes, Buriti Sereno, Pontal Sul e Chácara São Pedro. O atendimento, neste sábado, é das 8h às 16h. O agendamento pode ser feito pelo aplicativo Saúde Aparecida e 0800-646-15-90 ou por encaminhamento médico.

Além disso, a testagem também é feita em dois pontos drive-thru, mediante agendamento: Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança, e no Hospital Garavelo, no setor Garavelo Residencial Park.

Nesta sexta-feira (14), de 8h às 17h e no sábado (15), de 8h às 12h, a Escola Municipal Ari Caetano, no bairro Cidade Vera Cruz também será ponto de testagem. Nesse caso, não há necessidade de agendamento. No local também serão oferecidos testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (IST’s).

Em dezembro de 2021,  a prefeitura de Aparecida fez 10.847 testes, dos quais 7,63% foram positivos. Em janeiro, a demanda aumentou para uma média de maior que mil testes por dia, dos quais 22,03% confirmaram casos positivos da doença. Até 6 de janeiro, foram 4.154 testes aplicados, com 915 positivados.

Confira os endereços dos pontos de testagem em Aparecida

Drive do Centro de Especialidades Municipal
Avenida Central, s/nº, Jardim Boa Esperança

Drive do Hospital Garavelo
Rua 8-E, 264, Setor Garavelo Residencial Park

UBS Garavelo Park
Rua 36-E, Setor Garavelo

UBS Independência Mansões
Rua 56, 352-488, Bairro Independência Mansões

UBS Expansul
Avenida Coronel Augusto de Bastos, Setor Expansul

UBS Tiradentes
Rua 10, 319-379, Jardim Tiradentes

UBS Buriti Sereno
Rua Paulo Setúbal, 482, Jardim Buriti Sereno

UBS Pontal Sul
Avenida Anchieta com Rua Hematita, Q. 6B, L-02, Setor Pontal Sul

UBS Chácara São Pedro
Condomínio São Pedro

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% no terceiro trimestre deste ano, acima da média (6,4%) e do índice observado entre os homens (5,3%). Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, o índice de desemprego das mulheres foi 45,3% maior que o dos homens no terceiro trimestre do ano. O instituto destaca que a diferença já foi bem maior, chegando a 69,4% no primeiro trimestre de 2012. No início da pandemia (segundo trimestre de 2020), a diferença atingiu o menor patamar (27%).

No segundo trimestre deste ano, as taxas eram de 8,6% para as mulheres, 5,6% para os homens e 6,9% para a média. O rendimento dos homens (R$ 3.459) foi 28,3% superior ao das mulheres (R$ 2.697) no terceiro trimestre deste ano.

A taxa de desemprego entre pretos e pardos superou a dos brancos, de acordo com a pesquisa. A taxa para a população preta ficou em 7,6% e para a parda, 7,3%. Entre os brancos, o desemprego ficou em apenas 5%.

Na comparação com o trimestre anterior, houve queda nas três cores/raças, já que naquele período, as taxas eram de 8,5% para os pretos, 7,8% para os pardos e 5,5% para os brancos.

A taxa de desocupação para as pessoas com ensino médio incompleto (10,8%) foi maior do que as dos demais níveis de instrução analisados. Para as pessoas com nível superior incompleto, a taxa foi de 7,2%, mais do que o dobro da verificada para o nível superior completo (3,2%).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp