Aparecida começa a vacinar profissionais da educação contra a Covid-19

Ato contempla ainda presidiários e pessoas em situação de rua

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia inicia nesta terça-feira (24/5) a vacinação contra a Covid-19 em trabalhadores da educação com idade de 55 a 59 anos, moradores em situação de rua e população carcerária. A ampliação contemplará os dois grupos da categoria definidos no PNI: profissionais tanto da educação básica quanto superior que atuam na cidade. O serviço estará disponível exclusivamente via agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”.

No dia e horário marcado, o trabalhador da educação deverá apresentar documento de identidade, CPF ou Cartão SUS, comprovante de endereço e contracheque atestando a atuação. Os locais de vacinação para quem agendar são as Unidades Básicas de Saúde dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim e a Central Municipal de Imunização.

A coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, destaca que essa etapa contempla não apenas professores, mas todos os trabalhadores da educação. “Inclusive, como o acesso ao aplicativo se dá pelo número do Cartão SUS, quem trabalha aqui mas mora em outro município caso não consiga realizar o agendamento poderá ser vacinado na Central de Imunização, sem marcação prévia”, detalha. A Central está localizada na Rua São Domingos, nº 100, Centro.

Além dos novos grupos do PNI, a vacinação de pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente acima de 18 anos, incluindo pessoas com síndrome de down e pessoas com doenças neurológicas crônicas, continua na cidade. O serviço está disponível para elas por meio de agendamento pelo “Saúde Aparecida” e também nos drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades. Nestes casos, sem necessidade de agendar previamente.

Gestantes e puérperas com comorbidades acima de 18 anos também continuam sendo imunizadas mediante agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida” e com prescrição médica.

A aplicação da segunda dose dos imunizantes também segue normalmente na cidade, no drive-thru do Aparecida Shopping, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados das 8 às 17 horas. Além disso, o serviço está disponível nas UBS´s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Em ambos os casos, sem necessidade de agendamento.

Para receber a vacina, é necessário levar documento de identidade, CPF e cartão de Vacinação. Se a Dose 2 for do imunizante CoronaVac, a aplicação ocorre exclusivamente no drive-thru do Aparecida Shopping e na Central Municipal de Imunização.

Na atual fase da campanha estão sendo vacinadas:
– Trabalhadores da educação de 55 a 59 anos de idade
– Pessoas em situação de rua de 18 a 59 anos de idade
– Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade
– Pessoas com comorbidades acima de 18 anos
– Pessoas com deficiência permanente com mais de 18 anos de idade;
– Gestantes e puérperas com comorbidades e com mais de 18 anos de idade;
– Pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos.
– População em situação de rua
– População carcerária

Tags: