Aparecida Correndo Pela Vida, Contra as Drogas será neste domingo, 06

Corredores inscritos no Aparecida Correndo Pela Vida devem retirar o kit do atleta nesta sexta-feira, 4, e sábado, 5, das 10h às 21h, no estande do evento montado no piso térreo do Aparecida Shopping, que fica localizado na Avenida Independência, setor Serra Dourada. Para retirar o kit é preciso apresentar o documento de identidade, comprovante de pagamento da taxa de inscrição e os dois kilos de alimentos não perecíveis a serem doados para instituições filantrópicas.

O kit do atleta é composto do número de peito, chip de cronometragem e camiseta comemorativa do evento, que está em sua 9ª edição. A prova ocorrerá neste domingo, 6, com largada às 8h em frente do novo Paço Municipal de Aparecida, localizado na Avenida Gervásio Pinheiro, setor Residencial Solar Central Park.

Ao total, são esperados cerca de 2 mil atletas profissionais e amadores de Aparecida de Goiânia; da capital, Goiânia; de cidades do interior, como Jaraguá, Anápolis, Rio Verde, Jataí e Anápolis; e até de Brasília (DF). Eles estarão divididos nos percursos de 5 km e 10 km de caminhada, e 5 km e 10 km de corrida. Haverá também o percurso da categoria infanto-juvenil, de 800 metros; e das crianças da maratoninha, nos trajetos de 60, 80, 100 e 200 metros.

Coordenador do projeto Aparecida Correndo Pela Vida, Júlio Lemos informa que o evento é promovido pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia em parceria com a Associação Goiana Carmelo. Ele frisa que o apelo da ação não é só esportivo. “É uma iniciativa não só de estímulo aos cuidados com a saúde, mas de caráter também social, tendo em vista que o projeto busca conscientizar os moradores de Aparecida para as graves consequências do uso de drogas”, reforça Júlio.

Tempo bom para correr

Os atletas do Aparecida Correndo Pela Vida devem correr no domingo com clima ameno e sol predominando no céu azul típico da cidade. Não há perspectiva de chuva, conforme o Instituto ClimaTempo. A temperatura no dia da corrida poderá variar de 36° C a 22° C e a umidade do ar tende a oscilar entre 14% e 37%.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia desmantela esquema nacional de golpes bancários

Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagra a Operação Falsa Central, uma ação coordenada pelo Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (Gref), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Foram cumpridos 95 mandados judiciais em todo o país — 58 de busca e apreensão e 37 de prisão —, além do bloqueio de 438 contas bancárias ligadas ao grupo.

A operação, nesta quinta-feira (21/11), que contou com apoio das polícias civis de São Paulo, Pernambuco, Pará, Piauí e Ceará, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no golpe da falsa central bancária. O esquema causou prejuízos de aproximadamente R$ 200 mil a 27 vítimas identificadas apenas em Goiás.

O delegado William Bretz, chefe do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Deic), conta que a Operação terá desdobramentos.

“A partir da análise do número 0800 usado no golpe, os investigadores descobriram outras 449 linhas vinculadas ao grupo, sugerindo um esquema de alcance nacional. Embora a primeira fase da operação tenha focado nas vítimas goianas, há indícios de centenas de outras vítimas em diferentes estados, que serão o alvo das próximas etapas”, disse.

Os envolvidos responderão por crimes como fraude eletrônica, furto mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas combinadas podem chegar a 29 anos de prisão. As investigações continuam sob responsabilidade do Gref/Deic de Goiás.

Alerta à população:

A Polícia Civil orienta que a população desconfie de mensagens ou ligações suspeitas sobre compras não reconhecidas e que jamais realize transações ou forneça dados pessoais sem antes confirmar diretamente com seu banco.

Em casos suspeitos, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência imediatamente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp