Press "Enter" to skip to content

Aparecida de Goiânia amplia escalonamento e fecha comércio aos sábados

Em reunião nesta terça-feira, 23, o Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 em Aparecida de Goiânia analisou o cenário epidemiológico apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com base na Matriz de Risco e percebeu que a cidade segue em risco alto. Devido isso, o comitê ampliou o fechamento das macrozonas para quatro dias, assim aos sábados a cidade também ficará fechada o dia todo, e não mais a partir das 13h.

Cada uma das 10 macrozonas ficará fechada dois dias da semana, além do sábado e domingo, sendo feito os quatro dias de isolamento social por escalonamento regional. A medida objetiva reduzir a circulação de pessoas, evitando a disseminação da Covid-19. A exceção é apenas para os serviços essenciais. 

Apesar das macrozonas estarem abertas nos dias autorizados, as atividades não essenciais seguem suspensas, como eventos públicos e privados; cinemas, anfiteatros, museus, bibliotecas e clubes recreativos e assemelhados; academias, atividades de condicionamento físico e ensino esportivo de todas as modalidades; reuniões em áreas comuns de condomínios, inclusive áreas de churrasqueiras, quadras poliesportivas, academias e piscinas.

Para analisar o cenário de risco em Aparecida foi utilizado o número de casos ativos, percentual de positividades de exames de PCR, taxa de transmissão, taxa de letalidade, taxa de ocupação de leitos e média de afastamento dos profissionais de saúde.

Foto: Claudivino Antunes