Aparecida de Goiânia amplia faixa etária para 18 anos ou mais

Com a chegada de uma nova remessa de doses de vacina, Aparecida de Goiânia dá início nesta terça-feira (17) a vacinação contra Covid-19 a partir dos 18 anos ou mais. O público-alvo pode procurar um dos oito postos de vacinação da cidade para receber a primeira dose dos imunizantes portando documentos pessoas, comprovante de endereço e cartão SUS de Aparecida. Entre os postos, dois são drive-thrus localizados na Cidade Administrativa e Centro de Especialidades. Além de cinco Unidades Básicas de Saúde e Central de Imunização.

Os drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidade funcionam das 8 às 18h e não é necessário o agendamento. Já postos de Unidade de Saúde (UBS´s) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim ou na Central Municipal de Imunização tem funcionamento das 8h às 18h e é necessário o agendamento prévio através do aplicativo ”Saúde Aparecida’. O agendamento será liberado na final da tarde desta segunda-feira (16).

“Sempre que chegam novas doses na cidade o estoque é revisado e com planejamento e organização, ampliamos a faixa etária. A ampliação tem como objetivo promover o acesso de toda população adulta, que é a preconizada pelo Ministério da Saúde até o momento, à vacina contra a Covid, diminuindo assim a contaminação e o agravamento dos casos na cidade”, sublinhou a Coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro.

Segunda dose

A segunda dose segue sem interrupção, aplicando a vacina na data prevista pelo cartão de vacinação. Quem já está com o prazo adequado deve procurar o drive-thru do Aparecida Shopping, das 8 às 18h, ou as UBS´s dos setores  Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, das 8 às 16 horas.

Para a dose de reforço, não é necessário o agendamento. Basta apresentar documento de idade, CPF e cartão de vacinação. A segunda dose do Coronavac aconteceu especialmente no drive do Aparecida Shopping e na Central Municipal de Imunização.

Super Quarta

Para facilitar o acesso a vacinação, a prefeitura realiza nesta quarta-feira (18) a Super Quarta de Vacinação Contra Covid-19. Serão liberadas mais de 2 mil vagas no aplicativo Saúde Aparecida para 21 postos de vacinação na cidade, sendo 20 UBS´s e a Central de Imunização. As vagas serão liberadas na manhã de terça-feira.

A proposta da Prefeitura é ampliar os postos semanalmente, às quartas, de acordo com o estoque de imunizantes da cidade. Nesses dias, as salas de vacinação das UBS’s funcionam exclusivamente para a Campanha contra a Covid. “Esta será a terceira edição da super quarta, que foi criada justamente para facilitar o acesso à vacina, descentralizando os postos e chegando mais perto da população alvo da campanha”, comentou a coordenadora de Imunização da SMS.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp