Press "Enter" to skip to content

Aparecida de Goiânia autoriza retomada de visitas no Complexo Prisional e em unidades de saúde

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia publicou, na última terça-feira, 20, no Diário Oficial Eletrônico do Município, a autorização para a retomada de visitas nos estabelecimentos de saúde e no Complexo Prisional de Aparecida. De acordo com o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao novo coronavírus, as visitas poderão ser realizadas desde que sejam cumpridas as regras estabelecidas na portaria para prevenir a disseminação do vírus.

A partir de agora, no Complexo Prisional, é permitido a entrada de um visitante por preso. Entretanto, o visitante não pode fazer parte do grupo de risco ou apresentar sintomas gripais e/ou febre no momento da visita. Além disso, só será permitida a entrada de pessoas com idade entre 18 e 59 anos. Já os presos que apresentarem sintomas suspeitos de covid-19 não estão autorizados a receber visitas.

Outra regra estabelecida é a de que as visitas sociais serão permitidas uma única vez a cada 30 dias para cada detido. O tempo de visitação será de, no máximo, uma hora e cada visitante, preso ou servidor do complexo deverá utilizar máscara facial. As visitas íntimas continuam proibidas. O descumprimento das normas acarreta interrupção imediata da visita e suspensão do direito de visitar pelo prazo de 30 dias.

Já em relação às visitas nas unidades de saúde, também será permitida a entrada de apenas um visitante, desde que o paciente e o visitante não estejam com sintomas ou diagnóstico de covid-19. Entre as unidades que poderão receber visitantes estão as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Centro de Atendimento integral a saúde (CAIS), hospitais públicos e privados, Maternidade Marlene Teixeira, comunidades terapêuticas e instituições de média e longa permanência para idosos, crianças e adolescentes.

Nesses casos, o visitante deve evitar contato direto com o paciente e não visitar outros pacientes além do seu familiar. A instituição também deve orientar o visitante sobre a higiene das mãos, para que evite tocar superfícies próximas ao paciente. Se necessário, a instituição deve fornecer luvas, avental e máscara. A duração máxima da visita será de uma hora, no horário estabelecido pela unidade de saúde.