Press "Enter" to skip to content

Aparecida mantém o escalonamento regional

Última atualização 28/04/2021 | 10:23

No próximo dia 1º de maio, Aparecida de Goiânia completa 60 dias de Isolamento Social Intermitente e seguirá mantendo o regime de escalonamento intermitente usado para o enfrentamento ao Coronavírus. A cidade, que está dividida em 10 macrozonas, entra, a partir do dia 02 de maio no cenário verde de risco baixo, tendo duas macrozonas fechando as atividades não essenciais em um dia da semana, de segunda a sexta-feira. A decisão foi tomada nesta terça-feira (27) em reunião do Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19.

Segundo o secretário de Saúde, todas as atividades econômicas não essenciais continuam obedecendo ao regime de Isolamento Social Intermitente por Escalonamento Regional. Durante o cenário verde, as macrozonas seguem fechadas em um dia da semana de segunda à sexta-feira e aos domingos todas poderão reabrir. Já no cenário amarelo, a cidade inteira fechava aos domingos.

As macrozonas foram dividas em 10: Jardim Alto Paraíso, Vila Brasília, Buriti Sereno, Expansul, Papillon Park, Santa Luzia, Zona da Mata, Centro, Cidade Livre e Garavelo. Os fechamentos acontecem uma dia por semana, em duas macrorregiões diferentes. Aos sábados e domingos todas podem ser reabertas.

A realização de festas, eventos e shows com música ao vivo seguem suspensos por tempo indeterminados.  Restaurantes, bares e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas, praças de alimentação em Shoppings Centers, lanchonetes, casas de chá, de suco e similares, poderão funcionar, desde que seja respeitado o horário de funcionamento até as 22h.

O regime de escalonamento entrou em vigor no dia 15 de março, após 14 dias de isolamento social horizontal, onde todos os estabelecimentos foram fechados. Neste período, a cidade estava em cenário laranja de risco alto, segundo informações da Matriz de Risco seguida pela Secretaria Municipal de Saúde, e editada pelo Ministério da Saúde.

Segundo dados do painel da Covid-19, quando a medida foi adotada no 1º de março, a cidade estava com 86% de seus leitos públicos ocupados e busca por internação alta. Desde então, foram abertos novos leitos para que pudessem atender a demanda chegando a 352 leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19. No último boletim pulicado em 26 de abril, Aparecida somava 864 casos ativos e estava com 54% dos leitos públicos de UTI ocupados, sendo 30% a menos do que no início de março.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, que também comanda o Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 de Aparecida, “a mudança de cenário vem acompanhada de muita responsabilidade e observância cautelosa dos protocolos sanitários de prevenção e enfrentamento à Covid-19. Os cuidados com a saúde devem continuar rigorosamente e as medidas de prevenção devem ser cumpridas”, alertou.