Press "Enter" to skip to content

Aparecida de Goiânia confirma primeiro óbito pela sublinhagem BQ 1.1

Última atualização 13/12/2022 | 11:12

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) confirmou o primeiro óbito pela sublinhagem BQ 1.1 da variante Ômicron da Covid-19. Por meio do Programa Municipal de Sequenciamento Genômico da cidade, a confirmação ocorreu no dia 2 de dezembro, referindo-se a um homem de 38 anos, hipertenso, com esquema vacinal incompleto.

Confirmação de óbito em Aparecida de Goiânia

De acordo com o último boletim epidemiológico da cidade, de 12 de dezembro, Aparecida de Goiânia já confirmou 151.272 casos positivos de Covid-19. Desses, 148.985 se recuperaram e 1.915 foram a óbito. Neste momento, o município está com 372 casos ativos.

“No dia 23 de novembro fomos notificados sobre um óbito ocorrido em domicílio, com diagnóstico positivo para a covid-19. Iniciamos a investigação de imediato e o material coletado no paciente foi encaminhado para análise genética, que confirmou a BQ 1.1”, informa a superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Ribeiro.

Segundo a gestora, na madrugada do dia 23 ele apresentou quadro de dispneia intensa e progressiva, seguida de irresponsividade. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu o paciente, mas ele não resistiu.

O Programa Municipal de Sequenciamento Genômico já realizou 2.968 sequenciamentos desde o início do programa, em abril de 2021. Segundo os dados da Vigilância Genômica do município, neste ano, 99,7% das amostras analisadas eram Ômicron.

O programa também identificou 30 sublinhagens dessa variante. A BQ 1.1, que chamou a atenção de autoridades em todo o país por estar relacionada ao aumento recente de casos de Covid-19, foi identificada pela primeira vez na cidade na primeira quinzena de novembro.