Última atualização 24/01/2023 | 14:38
Nesta terça-feira, 24, a partir das 17h, Aparecida de Goiânia realizará uma homenagem a Maguito Vilela. Na praça da Cidade Administrativa, o prefeito Vilmar Mariano vai descerrar um busto de Maguito fixado em frente ao prédio-sede do Poder Executivo municipal. Neste mesmo dia, o prefeito eleito por Goiânia em 2021 completaria 74 anos de idade.
Homenagens a Maguito Vilela
O evento na Cidade Administrativa terá participação de familiares do ex-prefeito, entre eles o vice-governador Daniel Vilela, filho de Maguito. O governador Ronaldo Caiado, assim como o ex-prefeito Gustavo Mendanha, autor da lei que oficializou o nome de Cidade Administrativa Maguito Vilela, também prestigiarão a solenidade.
“O nosso saudoso Maguito foi um homem, um gestor público e um líder político gigantesco. Seu legado é incomparável e inspira a muitos, inclusive a mim. Por tudo o que ele fez por Aparecida, nada mais justo do que homenageá-lo na Cidade Administrativa”, ressalta o prefeito Vilmar Mariano.
A cerimônia contará com apresentação da Banda Sinfônica de Aparecida. Também foram convidados e são aguardados na homenagem vereadores, outras autoridades do poder público e do setor produtivo, além de lideranças comunitárias e de entidades de classe.
O busto de Maguito Vilela foi confeccionado em bronze e tem 0,65cm de altura x 0,50cm x 0,28cm de perfil. A obra tem assinatura dos escultores Sival Floriano Veloso e Luiz Olinto de Paula Leite.
Destaques da biografia de Maguito
Maguito Vilela governou Aparecida entre 2009 e 2016. Foi considerado um dos melhores prefeitos da história da cidade por ter asfaltado centenas de bairros, construído dezenas de unidades de saúde e criado vários polos industriais e logísticos, além de outras benfeitorias determinantes para o desenvolvimento do município.
Ele foi também governador, vice-governador, senador, deputado estadual e federal e vereador por Jataí, sua cidade natal. Entre outros cargos públicos, Maguito foi eleito e chegou a tomar posse de forma virtual como prefeito de Goiânia, em 1º de janeiro de 2021, mas morreu dias depois, em 13 de janeiro, vitimado por complicações da Covid-19. Ele tinha 71 anos.