Aparecida de Goiânia faz seleção para preenchimento de vagas de menor aprendiz

A Prefeitura de Aparecida, através da Secretaria de Trabalho, faz seleção para vagas de menor aprendiz, nesta quinta-feira, 1º. O processo seletivo está previsto para acontecer das 10h às 15h, no Espaço do Centenário, localizado no Aparecida Shopping.

Foram disponibilizadas 30 vagas para adolescentes com idade a partir de 16 anos. Os candidatos precisam estar regularmente matriculados no ensino médio. O selecionado terá uma remuneração de salários iniciais de R $500, auxílio transporte e mais um bônus de acordo com o atingimento de metas.

Para participar do processo seletivo, os interessados devem comparecer ao estabelecimento com RG, CPF e cópia do currículo. Ao ser atendido o candidato se inscreve no sistema da Secretaria do Trabalho e já participa da entrevista junto às empresas contratantes.

O Espaço Centenário fica localizado no piso 2 do Aparecida Shopping, na Avenida Independência, Setor Serra Dourada III, em Aparecida de Goiânia.

Os contratados vão trabalhar 6h por dia. Os horários disponíveis são de 9h as 16h, com uma hora de intervalo, ou das 13h às 19h com 15 minutos de intervalo. As 30 vagas são para início imediato em empresas de Aparecida de Goiânia e região.

Outras oportunidades

Aos candidatos que não foram selecionados, a Secretaria do Trabalho emite uma carta de encaminhamento para entrevistas em outras. O Sistema Municipal do Emprego (SIME) de Aparecida está com 35 vagas disponíveis para menor aprendiz. Para concorrer, basta se dirigir a um dos SAC da cidade com os documentos pessoais, Carteira de Trabalho e comprovante de endereço.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Produção de Pequi em Goiás atinge 3,7 mil toneladas em 2023

Em 2023, o estado de Goiás alcançou um marco significativo na produção de pequi, um dos símbolos culturais mais importantes da região. Conforme revela a edição de novembro do Agro em Dados, foram extraídas 3,7 mil toneladas do fruto, representando um crescimento de 21,8% em relação ao ano anterior e estabelecendo um recorde na série histórica da extração de pequi em Goiás.

Os municípios que lideraram a extração de pequi durante o período de referência foram Sitio d’Abadia, com 989 toneladas, Damianopolis, com 599 toneladas, e Mambai, com 385 toneladas, todos localizados no Nordeste goiano. Essas regiões têm demonstrado um potencial produtivo ainda pouco explorado, mas com grande potencial para o desenvolvimento econômico.

A produção de pequi pode contribuir para o crescimento econômico de regiões com potencial produtivo ainda pouco explorado, observa Pedro Leonardo Rezende, titular da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Essa atividade pode gerar mais empregos e melhorias de renda para populações carentes, explica o secretário, destacando o impacto positivo da cultura do pequi na economia local.

Ilustrando o cenário de expansão da cultura, o pequi foi o principal responsável pelo aumento significativo da quantidade de produtos alimentícios extraídos em Goiás em 2023. Além disso, o fruto impulsionou o valor de produção da extração vegetal como um todo. Segundo dados da pesquisa Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS) 2023, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em setembro deste ano, o pequi gerou R$ 5,65 milhões em valor de produção, correspondendo a 37,1% do valor de produção total na extração vegetal em Goiás.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp