Aparecida de Goiânia mobiliza 34 unidades para Dia D Contra o Sarampo

Foto: Divulgação/Wigor Vieira)

No próximo sábado (19), às 10h, será lançado no Buriti Shopping o ‘Dia D de Mobilização Contra o Sarampo’ em Aparecida de Goiânia. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mobilizou 30 unidades para atender à população durante toda a campanha e outras 04 postos volantes, que funcionarão apenas para o Dia D. A campanha é nacional e a primeira fase teve início em 07 de outubro e segue até o dia 25 do mesmo mês. Nela devem ser vacinadas todas as crianças de seis meses até cinco anos. A secretaria pretende imunizar 95% deste grupo para manter afastado o risco de surto no município. “Apesar de Aparecida ainda não ter confirmado nenhum caso da doença no município é preciso prevenir o mal, pois várias cidades do país vivem hoje situação de epidemia”, explica o secretário da pasta, Alessandro Magalhães.

O objetivo da campanha é interromper a transmissão do vírus do sarampo e reduzir internações e óbitos em todo o país. A superintendente de Vigilância em Saúde, Vânia Camargo, explica que em Aparecida foram tomadas todas as medidas de capacitação e também a revisão de todos os protocolos junto aos profissionais nas unidades. “Nossas equipes foram todas orientadas sobre como proceder diante de casos suspeitos. Mas a população precisa se vacinar. Por isso pedimos que os pais levem seus filhos dentro da faixa etária a qualquer um dos 34 locais, munidos do cartão de vacinação”, completa.

Até o final da primeira fase da campanha todas as unidades mobilizadas estarão atendendo das 8h às 17h. A coordenadora de Imunizações de Aparecida, Renata Cordeiro, explica que serão vacinadas apenas crianças sem esquema vacinal ou com esquema incompleto e que por isso é fundamental que os pais levem o cartão de vacinação para ser avaliado. “Trata-se de uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade, sobretudo nas desnutridas. E a única forma de se prevenir é a vacinação”, lembra. A solenidade contará coma presença do prefeito Gustavo Mendanha e atrações destinadas ao público infantil, além de presenças das autoridades de nosso município.

Cronograma:
– 1ª fase: 7 a 25 de outubro. Publico-alvo: crianças entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias (até 5 anos).
– Dia D de mobilização (1ª fase): 19 de outubro. (lançamento no Buriti Shopping, 10h)
– 2ª fase: 18 a 30 de novembro). Publico-alvo: jovens de 20 a 29 anos de idade.
– Dia D de mobilização (2ª fase): 30 de novembro.

Esquema de vacinação:
• Crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias recebem uma dose (dose zero – intensificação)
• Crianças a partir de 12 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias recebem duas doses (rotina) 1 dose (D1) de tríplice viral (12 meses) e 1 dose (D2) de tetra viral( aos 15 meses), ou quando em atraso ou em decorrência de dose ZERO considerar intervalo de 30 dias entre as doses.

Unidades com Postos Fixos de Vacinação de 07 a 25/ de outubro (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h):
01 Centro de Atendimento Ambulatorial
02 Cais Nova Era
03 Cais Colina Azul
04 Centro de Saúde Papillon Park
05 UBS Andrade Reis
06 UBS Independência Mansões
07 UBS Jardim Riviera
08 UBS Bairro Independência
09 UBS Campos Eliseos
10 UBS Jardim Florença
11 UBS Cândido de Queiroz
12 UBS Jardim Paraíso
13 UBS Alto Paraíso
14 UBS Caraíbas
15 UBS Delfiore
16 UBS Jardim dos Ipês
17 UBS Madre Germana
18 UBS Buriti Sereno
19 UBS Garavelo Park
20 UBS Mansões Paraíso
21 UBS Jardim Olímpico
22 UBS Parque Trindade
23 UBS Santa Luzia
24 UBS Nova Olinda
25 UBS Retiro do Bosque
26 UBS São Pedro
27 UBS Jardim dos Buritis
28 UBS Jardim Bela Vista
29 UBS Bandeirantes
30 UBS Pontal Sul II

Postos Volantes:
1 Aparecida Shopping (Dia D) – das 10h às 18h, com atrações ao público infantil
2 Buriti Shopping (Dia D) – das 10h às 18h, com atrações ao público infantil
3 UBS Tiradentes (Dia D) – das 8h às 17h
4 UBS Rosa dos Ventos (Dia D) – das 8h às 17h

Serviço

Lançamento Dia D Contra o Sarampo
Data: 19 de outubro de 2019 (sábado)
Horário: 10h
Local: Buriti Shopping (em frente à entrada do Cinema)

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp