“O primeiro mutirão foi muito importante pois conseguimos diminuir significativamente esse déficit, mais ainda restam muitas pessoas a serem incluídas”
Com o objetivo de dar orientações, realizar a inclusão no Cadastro Social do Governo Federal, e atualizar os dados de pessoas já inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que estão com informações desatualizadas. A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), realiza a 2ª edição do programa “Mutirão do Cadastro Único”. A ação acontecerá das 8 às 17 horas, dos dias 5 à 9 de novembro, sem intervalo de almoço, no salão 2 do Centro de Cultura e Lazer José Barroso, situado na Rua Gervásio Pinheiro, Residencial Village Garavelo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
De acordo com dados da secretaria, Aparecida possui, atualmente, 34.258 famílias registradas no Cadastro Único e um déficit de aproximadamente 10 mil famílias que precisam ser incluídas. “O primeiro mutirão foi muito importante pois conseguimos diminuir significativamente esse déficit, mais ainda restam muitas pessoas a serem incluídas. Além dessas famílias, cerca de 3.700 deficientes e 2.072 idosos devem ser alcançados por este mutirão para que não percam seus benefícios”, destacou a coordenadora do Cadastro Único de Aparecida, Yohana Oliveira.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A principal intenção é cadastrar idosos e deficientes no CadÚnico para garantir a eles o Benefício da Prestação Continuada (BPC). “Antes não era obrigatório estar no CadÚnico para receber o BPC, que é um benefício assistencial de um salário mínimo ao idoso e à pessoa com deficiência. Até o final do ano se o usuário não estiver incluído neste cadastro o benefício poderá ser suspenso pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou também aquele que vai requerer a partir do próximo ano poderá ser impedido de receber”, explicou.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A atualização dos dados é necessária, pois é por meio do CadÚnico que as pessoas podem participar de benefícios e programas do Governo Federal como Bolsa Família, Programa de Habitação Minha Casa Minha Vida, ID Jovem, Carteira do Idoso, e também adquirir descontos em energia, telefone e isenção na taxa de concurso público e ENEM. Para participar é necessário estar com documentos pessoais e familiares que residem na mesma casa: certidão de nascimento ou casamento; RG e CPF; carteira de trabalho, último comprovante de renda (contra-cheque se tiver de carteira assinada ou se for servidor público); título de eleitor; declaração escolar do ano atual dos estudantes da residência; comprovante de endereço em nome de algum membro da família.