Aparecida de Goiânia recebe Caravana da TV Digital

O sinal analógico de TV será desligado em Goiânia e mais 28 municípios do entorno no dia 31 de maio. Para que ninguém fique sem assistir à TV na região, a Seja Digital, entidade responsável por gerir o processo de migração do sinal analógico de TV para o digital, firmou uma parceria com a ONG Programando o Futuro para realização de ações de educação, cidadania e inclusão digital. Para isso, foi criada a Caravana da TV Digital, que é uma iniciativa itinerante, e leva até as comunidades um conjunto de ações para sensibilizar e informar a população sobre o processo de desligamento do sinal analógico.

A primeira cidade a receber a caravana será Aparecida de Goiânia. Amanhã(18), das 8h às 12h, a Caravana levará à população do Bairro Cidade Vera Cruz II – no CEU das Artes – um ônibus adaptado, com acesso para pessoas com deficiência, onde serão apresentadas informações sobre o desligamento do sinal analógico de televisão. O objetivo é promover a orientação, interação e mobilização da comunidade para esse processo, realizar o agendamento para retirada de kits gratuitos, além de atividades de entretenimento e coleta de lixo eletrônico. A ação acontecerá também no domingo (19), das 8h às 12h, no CEU das Artes do Parque Flamboyant.

A Caravana contará ainda com a oficina Sintonize-se, que orientará a comunidade a fazer a busca de canais de canais de TV, como instalar o conversor e a antena digital. Serão promovidas oficinas de pintura de rosto para crianças e oferecidos serviços como corte de cabelo e aferição de pressão. O mascote da Seja Digital estará presente no evento, assim como mobilizadores para engajar a comunidade.

Os beneficiários de programas sociais do Governo Federal poderão fazer o agendamento no local para retirada de kits gratuitos, com conversor e antena digital. Por meio do CPF ou o NIS (Número de Identificação Social) também será possível verificar se a pessoa tem direito de receber o kit. Serão distribuídos mais de 266 mil kits em toda a região.

“Queremos que as pessoas se apropriem do projeto de TV digital, que elas não entendam isso como uma obrigação, mas que saibam que é uma inovação tecnológica que vai trazer muitos benefícios. É importante a participação de todos da região, pois além de receberem orientações sobre o processo, poderão verificar se têm direito de ganhar os kits que estamos distribuindo. Para dar mais comodidade para a comunidade local, vamos realizar também no local o agendamento para que a pessoa possa marcar a data e horário para retirada do seu kit. E como teremos ainda ações de entretenimento e serviços, a Caravana é um projeto que engloba toda a família”, explica o executivo local da Seja Digital, Rommel Sena.

A Caravana da TV Digital levará também para os bairros caixas coletoras onde a comunidade poderá descartar televisores antigos, baterias, pilhas e outros aparelhos eletrônicos fora de uso. O sinal de TV analógico será desligado no dia 31 de maio em Goiânia, Aparecida de Goiânia e mais 27 municípios: Abadia de Goiás, Abadiânia, Alexânia, Anápolis, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Campo Limpo de Goiás, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Itauçu, Leopoldo de Bulhões, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Pirenópolis, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Teresópolis de Goiás e Trindade.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Menina de 2 anos desaparecida é encontrada dormindo em guarda-roupa no Paraná

Uma menina de 2 anos, dada como desaparecida, foi localizada dormindo dentro de um guarda-roupa na própria residência, em Rolândia, Paraná. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira, 24, e mobilizou a Polícia Militar após a família acionar as autoridades.

Segundo relatos da avó, que estava responsável pela criança no momento, as duas brincavam na sala quando ela se distraiu por alguns instantes. Logo depois, percebeu que a menina não estava mais no local e notou que o portão da casa estava aberto.

Preocupada, a avó descreveu à polícia como a neta estava vestida, o que deu início a buscas na região. Enquanto o registro da ocorrência era realizado, a criança foi encontrada dormindo dentro de um guarda-roupa, para alívio de todos.

A Polícia Militar do Paraná reforçou a importância de atenção redobrada com crianças pequenas e destacou que, felizmente, o desfecho do caso foi positivo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp