Aparecida de Goiânia vai sediar 1ª etapa regional dos Jogos Estudantis 2023

Aparecida de Goiânia vai sediar pela primeira vez uma etapa regional dos Jogos Estudantis do Estado de Goiás (JEEG’s). A abertura do evento será realizada no dia 4 de maio, no Anfiteatro Municipal Cantor Leandro, e a competição entre os dias 5 e 7 em quadras poliesportivas de escolas e também no Estação Cidadania-Esporte, no Parque Trindade I.

Na tarde de ontem, 14, o prefeito Vilmar Mariano recebeu na Cidade Administrativa representantes do governo estadual, que organiza os jogos, e o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Gerfeson Aragão, que anunciaram a parceria entre as duas gestões para realização da primeira etapa da competição em Aparecida de Goiânia.

A administração municipal vai oferecer suporte logístico para as equipes de outras sete cidades que irão participar da primeira etapa regional. Ao todo, cerca de 1.200 atletas, entre 11 e 17 anos de idade, devem participar. Essas delegações serão alojadas em colégios e escolas da Região Central.

“Nos colocamos à disposição para realizarmos os Jogos Estudantis em nossa cidade. Estamos acertando os detalhes finais e, sem dúvida, vamos receber muito bem as comitivas de outras cidades que irão participar. Aparecida tem vocação esportiva e, por isso, vamos fazer uma bela recepção e também buscar a vitória em várias modalidades”, disse o prefeito durante o encontro.

Secretário de Esporte, Gerfeson Aragão, reforça que a cidade possuiu infraestrutura para receber a competição estadual. “Temos como referência o Estação Cidadania-Esporte, com quadra coberta, banheiros, sala de enfermagem, arquibancada, vestiários e outras dependências. Serão utilizadas também as quadras e escolas em vários bairros”, acrescentou em concordância com Vilmar Mariano.

A organização dos Jogos Estudantis do Estado de Goiás e a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude definiram que as competições serão realizadas nos seguintes locais: Estação Cidadania-Esporte, Colégio Militar Colina Azul, EMEI Professora Vinovita Guimarães da Silva e CEPI Santa Luzia, Escola Municipal Senador Albino e Escola Municipal Parque Santa Cecília.

JEEG’s

Os Jogos Estudantis do Estado de Goiás têm como objetivo promover e ampliar a mobilização do segmento escolar, incentivando o esporte como ferramenta de inclusão social. A competição também busca revelar novos talentos em modalidades olímpicas, paralímpicas e interculturais que possam representar Goiás em eventos nacionais.

Nesta primeira etapa, que será realizada em Aparecida de Goiânia, serão disputadas apenas as modalidades esportivas coletivas. As disputas individuais serão realizadas em outras fases.

Ao longo de toda competição, que contará com outras quatro fases regionais, cerca de 20,5 mil estudantes serão envolvidos. Os JEESG’s são divididos nas categorias infanto e juvenil. Na primeira, 535 escolas irão participar. Na segunda, 723 unidades de ensino de 45 cidades.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp