Aparecida disponibiliza lista de espera para adolescentes interessados na “xepa” da vacina

Aparecida de Goiânia disponibiliza a lista de espera para adolescentes de 16 anos interessados na “xepa” das vacinas contra Covid-19.

Os jovens dessa faixa etária podem procurar as UBS´s Andrade Reis, Anhambi, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim ou a Central Municipal de Imunização para deixar seu nome na lista. Ao final do dia, se for possível, os profissionais de saúde entrarão em contato. A estratégia deve permanecer até o final da imunização dos adolescentes.

O objetivo de otimizar a aplicação da vacina contra a Covid-19 nos adolescentes é evitar desperdícios. Atualmente, o município está aplicando a primeira dose em pessoas com mais de 17 anos.

Nesta quinta-feira (16) todos os postos fixos de Aparecida funcionam normalmente. Qualquer morador com mais de 17 anos, acompanhado de um responsável, pode procurar, sem necessidade de agendamento, o drive-thru da Cidade Administrativa, das 8 às 18 horas.

Quem preferir receber a vacinação em uma nas UBS, precisa agendar pelo aplicativo “Saúde Aparecida” ou pelo site (aparecida.go.gov.br).Adolescentes de 12 a 17 anos que tem comorbidades também já podem se vacinar.

A aplicação da dose reforço (terceira dose) para a população em geral, acima de 70 anos, e pessoas imunossuprimidas segue em todos os nove postos que já aplicam a segunda dose: incluindo o drive-thru do Aparecida Shopping.

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Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) instaurou um processo administrativo sancionatório contra 17 operadoras de planos e quatro associações de saúde por cancelamentos unilaterais de contratos e por práticas consideradas abusivas. Segundo o órgão, ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, as práticas provocam graves consequências, como a interrupção de tratamentos essenciais e aumento da judicialização no setor.

A decisão ocorre após a conclusão de um estudo detalhado de monitoramento de mercado que identificou as irregularidades nas rescisões. “A prática, que fere os princípios do Código de Defesa do Consumidor e da regulamentação do setor de saúde suplementar, afeta diretamente a vida de milhares de brasileiros, muitos deles em situação de vulnerabilidade devido a problemas graves de saúde”, diz a Senacon.

Segundo o levantamento do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), as operadoras notificadas têm utilizado lacunas contratuais ou interpretado normas de forma prejudicial ao consumidor para justificar rescisões. A análise feita pela Senacon aponta que os rompimentos unilaterais ocorrem sem justificativa plausível ou descumprem o princípio da continuidade do atendimento.

Quando o processo sancionatório for instaurado, as empresas serão devidamente notificadas e terão prazo para apresentar defesa e corrigir eventuais irregularidades.

Em julho deste ano, a Senacon já havia notificado as operadoras a prestarem esclarecimentos sobre cancelamentos unilaterais de contratos, devido ao aumento expressivo de reclamações registradas nos sistemas consumidor.gov.br e ProConsumidor. Na época, algumas operadoras afirmaram que os cancelamentos ocorreram em contratos coletivos e empresariais e não foram direcionados a pessoas vulneráveis.

Os consumidores podem registrar denúncias junto aos órgãos de defesa, como a plataforma consumidor.gov.br e os Institutos de Defesa do Consumidor (Procons) estaduais.

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