Aparecida: Espaço Múltiplo Rosa oferecerá serviços de saúde para mulheres

As mulheres que passarem pelo Aparecida Shopping, nos dias 05 e 11 de outubro, poderão ter acesso à diversas ações de prevenção e promoção em saúde. O Espaço Múltiplo Rosa, montado pela Secretaria de Assitência Social, contará com a parceria da Secretaria de Saúde para levar serviços de vacinação, testes rápidos, exames e outros em comemoração ao Outubro Rosa. O mês é mundialmente voltado para ações que promovam a saúde da mulher e conscientização sobre o câncer de mama. O tema do espaço é “Consciência e solidariedade contra câncer de mama”.

Os serviços de saúde funcionarão das 10h às 17h30. As vacinas oferecidas serão as do calendário adulto. O Centro de Testagem e Aconselhamento vai realizar testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites. Um consultório foi montado no local para oferecer exames preventivos como o citopatológico. Profissionais de saúde também vão dar palestras e orientações sobre câncer de mama, autoexame, alimentação saudável, prevenção e assuntos relacionados à saúde da mulher.

A sala rosa foi inaugurada na última terça-feira (03) pelo prefeito Gustavo Mendanha e primeira dama e secretária de Assistência Social Mayara Mendanha. O local terá ainda atividades de outras secretarias voltadas para o público feminino. “Esse é um espaço de vida, de conscientização e mobilização. Nossa gestão abraça essa causa e se preocupa em promover políticas públicas de saúde e bem estar social”, destacou o prefeito.

Segundo secretário de Saúde Edgar Tollini a expectativa do Ministério da Saúde para 2017 é aparição de 60 mil novos casos de câncer de mama. “É o câncer que mais mata mulheres e muitas vezes por falta de prevenção. Por isso é muito importante a conscientização, já que se descoberto no início o câncer de mama possui 90% de chances de cura”, alertou Tollini.

.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% no terceiro trimestre deste ano, acima da média (6,4%) e do índice observado entre os homens (5,3%). Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, o índice de desemprego das mulheres foi 45,3% maior que o dos homens no terceiro trimestre do ano. O instituto destaca que a diferença já foi bem maior, chegando a 69,4% no primeiro trimestre de 2012. No início da pandemia (segundo trimestre de 2020), a diferença atingiu o menor patamar (27%).

No segundo trimestre deste ano, as taxas eram de 8,6% para as mulheres, 5,6% para os homens e 6,9% para a média. O rendimento dos homens (R$ 3.459) foi 28,3% superior ao das mulheres (R$ 2.697) no terceiro trimestre deste ano.

A taxa de desemprego entre pretos e pardos superou a dos brancos, de acordo com a pesquisa. A taxa para a população preta ficou em 7,6% e para a parda, 7,3%. Entre os brancos, o desemprego ficou em apenas 5%.

Na comparação com o trimestre anterior, houve queda nas três cores/raças, já que naquele período, as taxas eram de 8,5% para os pretos, 7,8% para os pardos e 5,5% para os brancos.

A taxa de desocupação para as pessoas com ensino médio incompleto (10,8%) foi maior do que as dos demais níveis de instrução analisados. Para as pessoas com nível superior incompleto, a taxa foi de 7,2%, mais do que o dobro da verificada para o nível superior completo (3,2%).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos