Aparecida faz mutirão com mais de mil atendimentos neste sábado, 26

Com o objetivo de agilizar atendimentos eletivos em Aparecida de Goiânia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará mais uma força-tarefa neste sábado, 26 de novembro. O mutirão ocorrerá das 8 às 13h em cinco unidades: Centro de Especialidades, Ambulatório Multiprofissional de Aparecida de Goiânia (Amag), Hospital Municipal de Aparecida Íris Rezende Machado (Hmap), Núcleo de Saúde Mental e Centro Médico e de Diagnósticos (Cemed). Ao todo, serão realizadas 974 consultas em 15 diferentes áreas e especialidades e 108 procedimentos e exames. Os atendimentos já foram agendados pela equipe da SMS ao longo desta semana, seguindo a fila de espera.

A força-tarefa contará com consultas médicas em cardiologia, neuropediatria, ortopedia, endocrinologia, neurologia, dermatologia, pediatria, clínica geral, oncologia, fisiatria, oftalmologia e psiquiatria. Haverá ainda atendimentos em nutrição, psicologia e fonoaudiologia. Exames de ultrassonografia, pequenas cirurgias e procedimentos para inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU) também estão programados. Além disso, os pacientes do Centro de Especialidades terão à disposição testes para identificação e diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissiveis (IST’s). Esses exames serão realizados por livre demanda, conforme interesse dos pacientes.

O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, explica que todos os atendimentos especializados são realizados mediante encaminhamento de clínico geral e agendados pela equipe da Secretaria. “O médico da família ou clínico geral avalia os pacientes e, se necessário, encaminha para especialistas e outros profissionais. A procura é bastante alta. Todos os dias novos atendimentos, encaminhamentos e agendamentos são realizados. O que nós buscamos com os mutirões é justamente dar vazão a essa demanda, agrupando em um só dia, geralmente aos sábados, a mesma quantidade de profissionais e de pacientes que passam pelas unidades durante a semana. Isso reduz o tempo de espera e facilita tratamentos”, afirma.

Saúde de Homem

Para o mutirão desse sábado, a SMS também separou uma agenda especial só para os homens. Durante a semana, a população masculina interessada agendou consultas com clínico geral pelo 0800-646-1590. Os atendimentos ocorrerão amanhã, 26, no Centro de Especialidades. A ação marca o Novembro Azul, campanha mundial de conscientização sobre os cuidados integrais com a saúde desse público.

“Ao longo desta semana, cinco Unidades Básicas de Saúde da cidade funcionaram em horário estendido, até as 20h, ofertando atendimento médico e de enfermagem para a população masculina por livre demanda. Aqueles que não conseguiram aproveitar a facilidade, ligaram na Central de Agendamentos de Consultas para marcar um horário com clínico geral. Separamos uma agenda só para eles no mutirão. A ideia é estimular a prevenção de doenças entre a população masculina. Sabemos que os homens têm mais doenças cardíacas, diabetes e câncer e têm a pressão arterial mais elevada do que as mulheres porque cuidam pouco ou quase nada da própria saúde e só procuram assistência quando já estão doentes. Precisamos mudar isso e o mutirão vai contribuir”, enfatiza o superintendente de Atenção à Saúde de Aparecida, Gustavo Assunção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governo de Goiás investe R$ 6,6 milhões na restauração do Museu Zoroastro Artiaga

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), deu início às obras de restauração do Museu Goiano Zoroastro Artiaga, um dos marcos do estilo Art Deco na Praça Cívica, em Goiânia. Este projeto contou com um investimento de R$ 6,6 milhões e foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
 
As obras, conduzidas pela Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico da Secult, têm como objetivo recuperar as características originais do prédio, valorizar o conjunto arquitetônico e implementar melhorias de acessibilidade e segurança estrutural. Além disso, o espaço será requalificado com uma nova proposta museográfica.
 
Para proteger o público e o edifício histórico, tapumes foram instalados ao redor do prédio. Simultaneamente, começaram a ser elaborados os projetos executivos, além do mapeamento e organização do acervo, que será transferido para outro local durante as intervenções. Durante o restauro, o acervo passará por desinfestação por atmosfera anóxia (ausência de oxigênio) e higienização.

Importância do acervo

A coleção do museu inclui peças arqueológicas, mineralógicas, de etnologia indígena, arte sacra e arte popular, que narram a trajetória do estado e da cidade de Goiânia desde sua fundação até os dias atuais. Essas peças são essenciais para a preservação da memória histórica e cultural de Goiás.
 
A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, destaca que a preservação do patrimônio histórico e cultural goiano é uma prioridade. “O início das obras de restauro do Museu Zoroastro Artiaga representa um passo fundamental para garantir que este espaço, tão significativo para a memória de Goiás, continue a inspirar as próximas gerações. Estamos comprometidos em entregar à população um museu revitalizado, acessível e preparado para contar a nossa história com ainda mais riqueza e cuidado,” afirma a titular.

História e significado

Inaugurado como o primeiro museu de Goiânia, o Museu Goiano Zoroastro Artiaga é um marco cultural que reflete a diversidade material e imaterial de Goiás. Localizado na Praça Cívica, o edifício foi construído entre 1942 e 1943 pelo engenheiro polonês Kazimiers Bartoszevsky, inicialmente para abrigar o Departamento de Imprensa e Propaganda. Em 1946, foi transformado em museu e recebeu o nome de Zoroastro Artiaga, em homenagem ao professor, advogado, geólogo e historiador que foi o primeiro diretor da instituição. Tombado como Patrimônio Arquitetônico e Histórico Estadual em 1998 e pelo Iphan em 2004, o museu é uma referência do estilo Art Deco, um dos destaques da arquitetura da capital goiana.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp