Press "Enter" to skip to content

Aparecida faz mutirão com mais de mil atendimentos neste sábado, 26

Última atualização 25/11/2022 | 13:18

Com o objetivo de agilizar atendimentos eletivos em Aparecida de Goiânia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará mais uma força-tarefa neste sábado, 26 de novembro. O mutirão ocorrerá das 8 às 13h em cinco unidades: Centro de Especialidades, Ambulatório Multiprofissional de Aparecida de Goiânia (Amag), Hospital Municipal de Aparecida Íris Rezende Machado (Hmap), Núcleo de Saúde Mental e Centro Médico e de Diagnósticos (Cemed). Ao todo, serão realizadas 974 consultas em 15 diferentes áreas e especialidades e 108 procedimentos e exames. Os atendimentos já foram agendados pela equipe da SMS ao longo desta semana, seguindo a fila de espera.

A força-tarefa contará com consultas médicas em cardiologia, neuropediatria, ortopedia, endocrinologia, neurologia, dermatologia, pediatria, clínica geral, oncologia, fisiatria, oftalmologia e psiquiatria. Haverá ainda atendimentos em nutrição, psicologia e fonoaudiologia. Exames de ultrassonografia, pequenas cirurgias e procedimentos para inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU) também estão programados. Além disso, os pacientes do Centro de Especialidades terão à disposição testes para identificação e diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissiveis (IST’s). Esses exames serão realizados por livre demanda, conforme interesse dos pacientes.

O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, explica que todos os atendimentos especializados são realizados mediante encaminhamento de clínico geral e agendados pela equipe da Secretaria. “O médico da família ou clínico geral avalia os pacientes e, se necessário, encaminha para especialistas e outros profissionais. A procura é bastante alta. Todos os dias novos atendimentos, encaminhamentos e agendamentos são realizados. O que nós buscamos com os mutirões é justamente dar vazão a essa demanda, agrupando em um só dia, geralmente aos sábados, a mesma quantidade de profissionais e de pacientes que passam pelas unidades durante a semana. Isso reduz o tempo de espera e facilita tratamentos”, afirma.

Saúde de Homem

Para o mutirão desse sábado, a SMS também separou uma agenda especial só para os homens. Durante a semana, a população masculina interessada agendou consultas com clínico geral pelo 0800-646-1590. Os atendimentos ocorrerão amanhã, 26, no Centro de Especialidades. A ação marca o Novembro Azul, campanha mundial de conscientização sobre os cuidados integrais com a saúde desse público.

“Ao longo desta semana, cinco Unidades Básicas de Saúde da cidade funcionaram em horário estendido, até as 20h, ofertando atendimento médico e de enfermagem para a população masculina por livre demanda. Aqueles que não conseguiram aproveitar a facilidade, ligaram na Central de Agendamentos de Consultas para marcar um horário com clínico geral. Separamos uma agenda só para eles no mutirão. A ideia é estimular a prevenção de doenças entre a população masculina. Sabemos que os homens têm mais doenças cardíacas, diabetes e câncer e têm a pressão arterial mais elevada do que as mulheres porque cuidam pouco ou quase nada da própria saúde e só procuram assistência quando já estão doentes. Precisamos mudar isso e o mutirão vai contribuir”, enfatiza o superintendente de Atenção à Saúde de Aparecida, Gustavo Assunção.