Aparecida de Goiânia ganha nova subestação de energia

Aparecida de Goiânia é a primeira cidade do estado de Goiás a receber nova subestação da Equatorial Energia. O novo complexo de alta tensão está localizado no Parque Industrial Vice-Presidente José Alencar e contribuirá para ampliar o fornecimento de energia no município.

A solenidade de inauguração da nova estrutura energética contou com a presença do vice-governador Daniela Vilela; prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano; deputado estadual Veter Martins; presidente da Equatorial Goiás, Lener Jayme; presidente da Aciag, Leopoldo Moreira e outras autoridades.

O novo complexo contempla uma nova subestação e uma linha de distribuição de alta tensão. A estrutura contribuirá para maior robustez e oferta de energia para indústrias e empresas, incluindo residências da região leste. Para a construção da subestação foram investidos R$ 75 milhões, segundo a empresa, e serão beneficiados 150 mil clientes.

“Nossa cidade cresceu muito nos últimos anos e com esse crescimento veio a necessidade de novas instalações para energia elétrica. Com a entrega dessa nova subestação as empresas poderão ampliar suas operações e outras empresas instalarão aqui também. A cidade ganha, a Equatorial ganha e todos ganham junto”, afirmou o prefeito Vilmar Mariano.

O presidente da Equatorial, Lener Jayme, afirmou que a subestação foi energizada no mês de março e reforça a qualidade do fornecimento de energia no município. “A nova subestação foi construída em modelo compacto, com equipamentos de última geração e vai contemplar empresas, indústrias e residências. Temos compromisso com o setor econômico e com a cidade e estamos trabalhando cada vez mais para garantir que não faltará energia”.

O vice-governador Daniel Vilela afirmou que a subestação é mais um ganho para o desenvolvimento de Aparecida.

“A nova subestação vai possibilitar a abertura de novas empresas na região. Esse já era um sonho do setor produtivo, da UFG Campus Aparecida, que em breve será inaugurada, e todos os investidores que buscam ampliar os seus empreendimentos na cidade. A cidade ganha muito”.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), Leopoldo Moreira, também destacou a importância da energia para o setor econômico. “Para tudo que fazemos dependemos de energia. E essa nova subestação chegou na hora certa porque estamos apresentando a cidade para o comércio exterior e estamos buscando novos investidores para cá. E o fornecimento de energia é essencial para a operação das atividades econômicas”.

Para o deputado estadual Veter Martins também a nova estrutura vai garantir maior desenvolvimento da região. “A cidade ganha muito com a nova subestação. Eu venho acompanhando a luta dos empresários em várias reuniões e hoje estamos aqui entregando a subestação. Um investimento glorioso que está pronto e que vai oportunizar o desenvolvimento da região e dos pólos industriais”.

Marcaram presença na solenidade de inauguração da estrutura os secretários municipais Felismar Martins (Indústria e Comércio), Luiz Maronezzi (Companhia de Desenvolvimento de Aparecida, Érick Magalhães (Cultura), Sérgio Carvalho (Mobilidade e Trânsito); o comandante do 5º Comando Regional do Corpo de Bombeiros, TC. Ézio Barros; o empresário Osvaldo Zilli e outras lideranças.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos