Press "Enter" to skip to content

Aparecida inicia vacinação contra Covid-19 nas escolas

Na manhã desta quinta-feira (20), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia começa a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos nas escolas públicas e privadas. A primeira instituição visitada é o Colégio Estadual Jardim Cascatas, principal escola da comunidade quilombola no município.

Segundo dados do IBGE, Aparecida tem população de 58.545 crianças na faixa etária que já podem receber a vacina infantil. O primeiro ciclo de vacinas nas escolas termina dia 28 de fevereiro, visitando cerca de 50 instituições. Após esta etapa, a prefeitura prevê novas visitas para contemplar mais escolas. A campanha no Colégio Estadual Jardim Cascatas vai até sexta-feira (21), nos dois turnos: de 8h30 às 11h e de 13h30 às 17h.

Como receber a vacina, na escola, em Aparecida

A criança deve estar acompanhada de seu responsável legal. Caso não seja possível, é necessário assinar termo de autorização e a criança será vacinada acompanhada de um representante da escola. Também é necessário apresentar certidão de nascimento ou RG e cartão SUS ou CPF.

Além das instituições escolares, o município tem sete pontos fixos de vacinação infantil contra Covid-19. A Central de Imunização funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h, e aos sábados de 8h às 12h. Já as Unidades Básicas de Saúde funcionam de segunda a sexta de 8h às 16h.

Confira as unidades de saúde que fazem vacinação infantil:

UBS Andrade Reis

UBS Anhambi

UBS Bairro Cardoso

UBS Retiro do Bosque

UBS Veiga

UBS Jardim Olímpico

Vacina pediátrica

A vacina pediátrica da Pfizer, autorizada pela Anvisa desde 16 de dezembro, tem um terço da quantidade de uma dose adulta. Para as crianças de até 11 anos, são estipuladas duas doses, com intervalo de oito semanas entre a primeira e a segunda.

As crianças que tiverem sintomas gripais não devem se vacinar. É preciso esperar os sinais de gripe passarem para procurar uma unidade de saúde e receber a vacina. Não é necessário ter receita ou atestado de um pediatra para receber a vacina.